*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um paciente infectado com varíola dos macacos faleceu na tarde desse sábado (27/08) na cidade de Parintins, a 372 quilômetros de Manaus. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde da ilha. O homem era soropositivo, mas teria abandonado o tratamento. Ele apresentou sintomas característicos de monkeypox como febre, inchaço dos gânglios, fraqueza e erupção cutânea na face, nos braços e nas pernas. A causa da morte, contudo, foi a baixa imunidade devido ao abandono do tratamento contra o vírus HIV.
Segundo nota do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-PIN) da Vigilância em Saúde de Parintins, o paciente veio a óbito devido ao agravo de sua condição. Ele chegou a ser transferido para a Fundação de Medicina Tropical em Manaus, mas não resistiu. A provável fonte de infecção pelo vírus ainda está em investigação.
O Cievs-PIN informou que recebeu a confirmação da infecção por monkeypox em 18 de agosto. O caso foi notificado seis dias antes (12/08) ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM) e confirmado pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), da Fiocruz Amazônia.
Conforme orientação do Cievs-Nacional, os casos estão sendo contabilizados pelo local de residência para os residentes no Brasil. Os casos que não residem no Brasil são contabilizados pela UF de notificação. Sendo assim, o município de Parintins passa a ter 01 caso confirmado.
A secretaria salientou que todo caso suspeito de monkeypox no município deve ser notificado ao Cievs Parintins através do e-mail: [email protected] e deve permanecer em isolamento imediato até o desaparecimento das lesões, conforme nota técnica emitida pela Fundação de Vigilância em Saúde – Draª. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O atual cenário no Amazonas é de 65 notificações, sendo 19 confirmados, 37 descartados e 9 suspeitos da doença.