*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Ainda brigando na Justiça Eleitoral para viabilizar sua candidatura, o ex-vereador Chico Preto (Avante) foi confirmado como participante do debate eleitoral entre candidatos ao Senado Federal na próxima segunda-feira (29/08). Seguidores do ex-parlamentar criticaram a BandNews Difusora na semana passada por não incluir Chico Preto no rol de convidados. Na ocasião, a rádio informou que estava aguardando a resolução do problema eleitoral de Chico.
A emissora transmitirá o debate a partir das 08 horas da manhã na rádio e nas páginas da internet. Além de Chico Preto, foram convidados o senador Omar Aziz (PSD), o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB), o ex-superintendente da Suframa coronel Alfredo Menezes (PL), o ex-deputado Luiz Castro (PDT), o vereador Bessa (Solidariedade) e a oficial de justiça Marília Freire (PSol).
Omar Aziz e Arthur Neto continuam empatados na liderança em nova pesquisa eleitoral
Menezes e Arthur Neto possuem as maiores declarações de bens entre os candidatos ao Senado pelo AM
O pastor Peter Miranda (Agir, antigo PTC) não possui direito à participação em debates devido à lei eleitoral. Seu partido não atingiu a representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional na última eleição, em 2018, perdendo direito à participação em debates eleitorais, bem como aos fundos eleitoral e partidário.
A falta de registro no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) gerou dúvidas se Chico Preto teria direito a participar de um debate eleitoral. Segundo a advogada eleitoral Maria Benigno, “a resolução que trata do tema diz que candidatos que estejam sub judice podem ser facultativamente convidados”.
“É mera liberdade da emissora. Se ela não quisesse convidar, ele não teria direito. Mas como convidou, ele poderá ir”, concluiu.