Coari é um dos municípios do Amazonas que mais sente os reflexos da crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 e o colapso dos preços do petróleo. O município teve uma queda expressiva em suas receitas em razão dessas eventualidade. O prefeito de Coari, Adail Filho (Progressistas), diz que o município fechará o primeiro semestre de 2020 como o mais afetado em relação à diminuição de receitas no Estado do Amazonas.
De acordo com os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Fazenda e Administração, Coari perde 53% de suas receitas com os Royalties em comparação com o mesmo período de 2019 e acumula uma queda de 62% no 1⁰ semestre de 2020. Conforme os gráficos comparativos, este resultado representa uma queda de 7,3 milhões em janeiro para 2,7 milhões em junho, sendo este, um dos menores valores já repassados para o município.
“Essa redução está causando um grande impacto financeiro por todos que se beneficiam da extração do petróleo, sobretudo Coari, por ser o maior produtor de óleo e gás natural do Estado”, disse o prefeito.
Adail Filho destacou, ainda, que a administração municipal sente os impactos, porém vem fazendo uma gestão fiscal responsável com o auxílio de sua equipe técnica direcionada nas políticas públicas que atenda os anseios da população.
“A Prefeitura de Coari é umas das poucas do interior do estado que vem realizando uma série de ações e cumprimindo o cronograma de pagamentos dos servidores sem atrasos, muitas vezes até antecipando, como ocorreu nesse período da pandemia”.
Coari perde 53% de suas receitas com os royalties em comparação com o mesmo período de 2019.
Resultado representa uma queda de 7,3 milhões em janeiro para 2,7 milhões em junho, um dos menores valores já repassados ao município.