Search
booked.net
Search
Close this search box.

Maioria da bancada do AM votou a favor de projetos contra o meio ambiente na Câmara dos Deputados

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia

Dos oito deputados federais que representam o Amazonas na Câmara dos Deputados, sete votaram favoráveis em um conjunto de Projetos de Leis, que reunidos receberam o nome de ‘Pacote da Destruição’. O Monitor do Congresso, produzido pelo ((o))eco, traz o posicionamento dos parlamentares diante do PL do Veneno, PL do Licenciamento Ambiental, Faixa de APP em áreas urbanas, PL da Regulamentação Fundiária e PL da Mineração em terras indígenas.

De acordo com dados do levantamento, existe uma tendência de parlamentares que representam a Amazônia Legal votarem ambientalmente contra os seus territórios.

No estado do Amazonas, segundo o Monitor, o deputado federal Zé Ricardo (PT) foi o único dentre os demais parlamentares que representam o estado a se posicionar negativamente a cada um dos PLs analisados pelo levantamento. Os demais deputados do estado também votaram “não”, de forma maciça, a todos os projetos monitorados.

Em relação a como cada deputado votou nos projetos, os PLs tiveram votos favoráveis de cinco a seis parlamentares do Amazonas, um voto contrário e de uma a duas ausências nas sessões.

Dos cinco projetos, Átila Lins (PP) votou favorável em cinco e esteve ausente em um; Bosco Saraiva (Solidariedade) votou favorável em todos os cinco projetos; Capitão Alberto Neto (PL) votou favorável em três projetos e esteve ausente nas duas outras votações; Delegado Pablo (UB) votou favorável em quatro projetos e esteve ausente em um; José Ricardo (PT) foi o único parlamentar a não votar favorável nos cinco projetos; Marcelo Ramos (PSD) votou favorável em um projeto, esteve ausente em duas votações e em outras duas votações estava presidindo a sessão; Sidney Leite (PSD) teve voto favorável em quatro projetos e esteve ausente em um; e Silas Câmara (Republicanos) votou favorável em todos os cinco projetos que vão contra o meio ambiente.

‘Pacote da Destruição’

O Projeto de Lei nº 6.299/2022, popularmente conhecido como ‘PL do Veneno’ dispõe sobre o registro, classificação, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos. Proposto inicialmente no Senado, onde recebeu aprovação, o projeto foi aprovado na Câmara no início de fevereiro de 2022. De acordo com especialistas, o PL torna mais fácil a liberação de agrotóxicos no país.

O Projeto de Lei nº 3729/2004, dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental no país. O projeto foi alvo de diversas manifestações de repúdio de organizações da sociedade civil, por flexibilizar as regras de licenciamento, tornando-a uma exceção, ao invés de regra. Foi aprovado em maio de 2021, e aguarda apreciação no Senado.

Já o Projeto de Lei nº 2633 /2020 (apensado ao PL 510/2021), muda as regras da regularização fundiária de terras públicas federais, tornando-as mais flexíveis e beneficiando o processo de ocupação ilegal. Foi aprovado no mês de agosto de 2021, na Câmara dos Deputados e aguarda análise no Senado. É popularmente conhecido com ‘PL da Grilagem’.

O Projeto de Lei nº 2510/19, altera o Código Florestal, transferindo para os municípios a competência para definir o tamanho das Áreas de Proteção Permanente nas margens de rios em áreas urbanas. A mudança é considerada uma ameaça às cidades. Em agosto de 2021, foi aprovado na Câmara, em novembro no Senado e em dezembro do mesmo ano foi sancionado com vetos na Câmara, e transformado em Lei Ordinária nº 14.285/2021, no fim de dezembro do ano passado.

E por fim o Projeto de Lei nº 191/2020 (pedido de urgência), autoriza a mineração e a construção de hidrelétricas em Terras Indígenas, inclusive nas que possuem indígenas isolados, além de legalizar o garimpo dentro dessas áreas. Em março deste ano, a Câmara aprovou a urgência na tramitação do PL, que será votado direto no plenário, sem passar pelas comissões temáticas.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.