A Rússia “não tem necessidade” de usar armas nucleares na Ucrânia, disse seu ministro da Defesa nesta terça-feira (16), descrevendo a especulação da mídia de que Moscou pode implantar armas nucleares ou químicas no conflito como “mentiras absolutas”.
“Do ponto de vista militar, não há necessidade de usar armas nucleares na Ucrânia para atingir as metas estabelecidas. O principal objetivo das armas nucleares russas é impedir um ataque nuclear”, disse Sergei Shoigu durante um discurso em uma conferência de segurança internacional. em Moscou.
“A mídia está espalhando especulações sobre o suposto uso de armas nucleares táticas russas no curso da operação militar especial, ou sobre a prontidão para usar armas químicas. Todos esses ataques informativos são mentiras absolutas.”
Shoigu também alegou que as operações militares ucranianas estavam sendo planejadas pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha, e que a Otan havia aumentado seu envio de tropas na Europa Oriental e Central “várias vezes”.
Referindo-se ao Novo Tratado START para controlar as armas nucleares dos EUA e da Rússia, Shoigu disse que as negociações para estender o tratado eram “uma via de mão dupla”, e a situação em torno dele era “difícil”.
“Uma situação difícil também está se desenvolvendo em relação ao Tratado sobre a Limitação de Armas Estratégicas Ofensivas. O acordo permanece em vigor até 2026”, acrescentou Shoigu.
“Do lado russo, as obrigações estão sendo cumpridas, os níveis declarados de porta-aviões e ogivas são mantidos dentro dos limites estabelecidos.”
*Reuters