*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma idosa identificada como Iraci, já considerada morta, “abriu” os olhos e estava com o corpo quente durante o velório no Distrito do Paraíso, no interior da Bahia, na última terça-feira (9). Segundo informações, ela foi levada à Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, onde foi constatado o falecimento e entregue o atestado de óbito aos familiares. Após a filmagem, ela retornou ao hospital, e novamente foi constatado que ela estava sem vida.
De acordo com relatos, a mulher havia dado entrada no hospital da cidade e teve o óbito constatado por um médico de plantão. De acordo com a unidade de saúde o atestado foi correto.
“A morte atestada de forma regular, clinicamente e através dos exames complementares adequados, não restando dúvida quanto à realidade da morte”, informou o hospital.
Após a constatação de falecimento, a idosa foi levada para realizar os procedimentos preparatórios para o funeral, sendo um deles a aplicação de formol.
Os familiares afirmaram que ela estava viva durante o velório e faleceu por causa do medicamento. Ainda de acordo com a família, uma suposta enfermeira disse que a mulher mãe estava viva.
“Todo mundo viu que minha mãe estava viva,” relatou a filha.
Em nota o hospital afirmou que é normal espasmos e emissão de sons pelo cadáver.
“Convém esclarecer que mesmo após a morte o corpo pode apresentar movimentos involuntários e emitir sons, sem que isso signifique qualquer sinal vital. A percepção familiar de ter havido movimento e os olhos entreabertos é descrito na medicina como fenômenos normais e comuns oriundos de espasmos”, esclareceu a unidade.
Assista ao vídeo: