*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um dos quadros mais importantes da artista brasileira Tarsila do Amaral, ‘Sol Poente’, foi encontrado nesta quarta-feira (10), na zona Sul do Rio de Janeiro, embaixo da cama de Gabriel Nicolau Traslaviña Hafliger, um dos suspeitos preso por envolvimento em golpe de R$ 725 milhões contra uma idosa.
Investigações da Polícia do Rio, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, levaram à realização de uma operação, que resultou na prisão da atriz e herdeira Sabine Boghici, principal suspeita de aplicar o golpe milionário contra a própria mãe (que não teve a identidade divulgada).
As investigações apontam que a filha da idosa teria contratado pessoas que se passaram por videntes para convencer a idosa a pagar por um ‘trabalho espiritual’ a fim de salvá-la, mas a vítima descobriu o golpe e passou a sofrer ameaças.
No total, os agentes cumpriram seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão e, além de Sabine, outras três pessoas foram presas: Jacqueline Stanescos; Gabriel Nicolau Traslaviña Hafliger; e Rosa Stanesco Nicolau, mãe de Gabriel.
A obra da artista brasileira foi encontrada sob o estrado da cama de Gabriel Nicolau, uma das quatro pessoas presas por suspeita de envolvimento no esquema.
Pintado em 1929, o quadro integra a fase Antropofágica de Tarsila do Amaral, período em que ela usava cores fortes para retratar temas do próprio imaginário, segundo o site oficial da pintora.
O quadro é em óleo sobre tela, com 54 x 65 centímetros de tamanho. Outra obra que também é dessa fase é Abaporu, que não faz parte da investigação.