*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), avança com obras de construção com objetivo de solucionar problema histórico de trinta anos no Amazonas. Estrutura é considerada como referência e segue em desenvolvimento pelo Governo do Amazonas, com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
Os tratamentos fornecidos pelo Cepcolu serão exclusivos para lesões pré-malignas no colo do útero, causadas por inflamações persistentes de tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV).
O diretor-presidente do FCecon, mastologista Gerson Mourão, falou que a estrutura representa um baluarte histórico para a redução e incidência do câncer de colo uterino.
“Na nossa fundação, nós realizamos mais de 95% dessas cirurgias, que são preventivas. Com esse Centro, vamos evitar que essa mulher chegue aqui, sem mais condições de serem operadas, e vamos evitar que a cada dois dias morra uma mulher por câncer do colo uterino”, disse Mourão.
De acordo com a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira, o local será um hospital sem a necessidade de internação. Ou seja, após a cirurgia, a paciente retornará para casa.
“O objetivo é um só: resolver e tratar as inflamações pré-cancerosas que essas mulheres apresentam nos seus exames preventivos. Então, vai ser um hospital objetivamente para fazer a cirurgia de conização. A paciente não precisa se quer ser internada”, informou Bandeira.
Sobre as obras
O custo da construção está avaliado em R$ 2,5 milhões, vindo do Fundo Estadual de Saúde (FES), e repassado pelo Governo do Amazonas. O local possui quatro salas cirúrgicas, quatro consultórios para as conizações e um anfiteatro, onde serão treinamentos, habilitação e qualificação de profissionais da área da saúde nas patologias do trato genital inferior.