Neste ano, a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que acompanha a produção no município, já contabilizou o envio de mais de 95 toneladas de bananas para serem comercializadas na capital do Amazonas, além da comercialização que é feita na própria cidade. Por semana, sete toneladas da produção de banana do município de Manicoré estão sendo enviadas à Manaus para o abastecimento de mercados.
Em 2019, o município de Manicoré produziu 760 mil cachos de banana, ficando atrás somente de Manacapuru, que é o maior produtor do estado, com 1,3 milhão de cachos/ano, segundo dados do Relatório de Acompanhamento Trimestral (RAT) do Idam. Ainda segundo o relatório, o município possui cerca de 740 produtores rurais trabalhando com a atividade, com uma área plantada estimada em 1,2 mil hectares.
De acordo com o gerente do Idam em Manicoré, Rigoney Nascimento, a cultura da banana é uma das principais fontes de renda dos agricultores familiares do município.
“Como é uma cultura que pode ser colhida a cada 15 dias, costumamos dizer que a banana é a renda garantida dos nossos agricultores no final do mês”, destacou o gerente.
Em Manicoré, as comunidades que mais se destacam na produção de banana são na região da Ilha de Onças, as comunidades Liberdade e São Sebastião; na região do Uruá, as comunidades Conceição do Uruá, Nazaré do Uruá e São Pedro do Uruá, além das comunidades Verdum e Novos Prazeres.
Segundo o gerente, essas comunidades são as principais responsáveis pelo envio da produção de banana para Manaus.
Maracujá
Além da banana, os agricultores familiares das comunidades da região do Uruá estão conseguindo enviar para a capital também a produção de maracujá. De acordo com Rigoney, por semana, cerca de 50 sacas de maracujá são encaminhadas à Manaus. Segundo dados do Idam, a produção anual de maracujá no município fica em torno de 280 toneladas.
Políticas públicas
Por meio do acompanhamento do Idam, órgão responsável pela prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), entres eles, a elaboração de projetos de crédito rural, os agricultores do município tiveram projetos de custeio aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e pelo Banco do Brasil em 2019.
De acordo com Rigoney, ainda este ano será feito também o credenciamento desses agricultores para que eles possam acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Com projetos elaborados pelo Idam de Manicoré, a maioria dos produtores de banana dessas comunidades conta com financiamento do Banco do Brasil, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e pela Afeam, por meio do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES)”, destacou o gerente.