*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) anunciou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vir a Manaus ainda neste mês. Segundo o parlamentar “a previsão é para o dia 29 de julho”. O pré-candidato deve visitar o Polo Industrial de Manaus e bater o martelo sobre quem apoiar ao governo do Amazonas. Apesar de sua coligação incluir o Solidariedade, partido do deputado estadual Ricardo Nicolau, existe a possibilidade de Lula apoiar o senador Eduardo Braga (MDB-AM).
Lula vem à Manaus. A previsão é para o dia 29 de julho. Lula é amigo do povo do Amazonas. Prorrogou a ZFM, gerou empregos, construiu milhares de moradias, investiu na energia, levou água para zona leste. Lula defende os indígenas, os trabalhadores, o povo que sofre. Valeu, Lula.
— Zé Ricardo (@ZeRicardoAM) July 5, 2022
A capital amazonense está na rota de pré-campanha de Lula há alguns meses. Ele planejava viajar a Manaus em julho, mas acabou contraindo Covid-19 e precisou ficar em isolamento por alguns dias. Sua última passagem pela cidade foi durante uma parada técnica na volta de uma viagem ao México, quando encontrou com aliados políticos.
Ao jornal A Crítica, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), Valdemir Santana, afirmou que o ex-presidente pode visitar uma fábrica do Polo Industrial de Manaus, alvo de ataques do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). A possibilidade foi reiterada pelo deputado estadual Sinésio Campos, presidente do Partido dos Trabalhadores no Amazonas.
“Ainda não fomos informados sobre a agenda de quando vier a Manaus, mas geralmente quando vai nos estados, ele quer ir onde o povo está”, disse Valdemir.
Apoio político
Até o momento, o PT declarou apoio somente à reeleição do senador Omar Aziz (PSD-AM). A atuação de Omar como presidente da CPI da Covid no Senado Federal foi determinante para a aliança com o PSD no Amazonas, que deve dar palanque à candidatura de Lula.
A decisão de apoiar Omar e de não ter candidato próprio ao Senado e ao Governo do Amazonas foi aprovada no último Encontro Estadual de Tática Eleitoral do partido. Os 141 delegados presentes no encontro aprovaram resolução de tática política e eleitoral, contendo os pontos:
- O PT Amazonas não terá candidato próprio ao governo do Estado, para este ano;
- O PT Amazonas também não terá candidato próprio ao Senado, em 2022;
- Apoiará a candidatura de reeleição do Senador Omar Aziz, para estas eleições;
- Indicação da vereadora Cheila Moreira para a suplência do senador Omar Aziz, em 2022;
- As candidaturas proporcionais a deputado estadual e federal para estas eleições;
- Indicação de um vice-governador (a), conforme sugestão da direção nacional do PT;
- Palanque para Lula da Silva, de acordo com a resolução nacional.
Quanto ao governo, o partido ainda não fechou questão. A vinda de Lula ao Amazonas pode finalmente encerrar o imbróglio. Existem duas possibilidades no radar: apoiar o deputado estadual Ricardo Nicolau ou o senador Eduardo Braga. O apoio a Nicolau é mais simples de acontecer, devido ao fato de o Solidariedade estar coligado nacionalmente ao PT. Quanto à candidatura de Braga, dependerá da liberação do diretório nacional do MDB, que tem a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata à presidência da República.
O possível apoio a Eduardo Braga não agradou o vereador Sassá da Construção Civil (PT), pré-candidato a deputado federal. O parlamentar foi à tribuna da Câmara Municipal de Manaus que nem ele, nem a militância irá subir no palanque ao lado de Braga.
“Você não vai ter apoio da militância do Partido dos Trabalhadores. Você vai subir no palco só. Se quiser me expulsar do partido, me expulsa, mas para o palanque dele eu não vou”, declarou.
Sassá é parte de uma ala do PT no Amazonas que apoia a reeleição do governador Wilson Lima (União), mesmo ele sendo o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL).