*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) com dificuldades para se locomover durante a cerimônia de posse do desembargador Flávio Pascarelli como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O veterano da política amazonense, que tenta o seu quinto mandato como governador, precisou ser amparado para se levantar e sentar na cadeira durante o evento. Amazonino também foi acompanhado por um médico durante a cerimônia.
O profissional de saúde estava nos bastidores e também aparece em vídeo nas redes sociais. Funcionários do tribunal confirmaram que ele acompanhava e fiscalizava a situação de Amazonino Mendes. As filmagens reacenderam a discussão sobre o estado de saúde do ex-governador, que tem realizado sua campanha política em maior parte na internet.
Reincidência
Essa não foi a primeira vez que Amazonino Mendes demonstrou dificuldades devido à idade ou supostos problemas de saúde. Vídeos de programas jornalísticos ou de apoiadores já mostravam o ex-governador, que está com 82 anos, com problemas para discursar ou mesmo se locomover durante atividades políticas fora do meio virtual.
Amazonino Mendes não nega seus problemas de saúde. O ex-governador também usa sua idade avançada como uma suposta vantagem contra seus adversários políticos, se colocando como um candidato com mais experiência. Amazonino já foi senador, governador do Amazonas quatro vezes, prefeito de Manaus três vezes, sendo uma delas indicado por Gilberto Mestrinho (PMDB) como interventor, recurso da ditadura militar onde o governador nomeava o prefeito.