*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Documento assinado pelo Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antônio Leite dos Santos Filho, transfere à Superintendência do Dnit de Rondônia a gestão do principal trecho da rodovia BR-319 que fica dentro do Estado do Amazonas, e que era gerido pelo Dnit-AM. “A Superintendência Regional do DNIT no Estado de Rondônia assumirá todas as competências […] relativas ao segmento rodoviário (BR-319)”, a partir do dia 1 de julho. A portaria do DNIT foi publicada nessa sexta-feira (24).
De acordo com o documento, o Dnit-RO ficará responsável pelo segmento rodoviário localizado do km 250,7 até o km 740, “mesmo que referido trecho esteja geograficamente localizado no Estado do Amazonas”. O trecho é conhecido como “trecho do meio”.
A Portaria 3531/2022 também diz que a Superintendência do Dnit no Estado do Rondônia assumirá todas as competências atribuídas ao Dnit no Estado do Amazonas referente ao trecho do km 250,7 ao km 740 da BR-319.
Os contratos vigentes para o trecho acima citado geridos pelo Dnit no Amazonas serão transferidos gradativamente à Superintendência do Dnit de Rondônia, que também ficará responsável pela fiscalização no trecho da rodovia.
O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) protestou contra a transferência e promete “exigir providências”.“É uma aberração. A BR-319 nesse trecho é Amazonas. Não pode sair do Dnit-Amazonas e ir pro Dnit-Rondônia. Já não basta o fato de não terem colocado nem um metro de asfalto na BR-319″, afirmou.
O antigo diretor do Dnit-AM, Afonso Lins, foi exonerado do cargo por Bolsonaro no último dia 8 de junho e agora em nova manobra, o Governo Federal tenta tirar do Amazonas a responsabilidade pela rodovia.
O governo Bolsonaro promete, desde 2019, asfaltar toda a BR-319 no trecho entre o município de Humaitá e Manaus. As promessas foram comemoradas por aliados do presidente, mas nenhuma ação para concretizá-las foi executada até aqui.