*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia
Na tarde desta sexta-feira (17), o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, afirmou em sua conta oficial no Twitter, que o governo brasileiro precisa ser responsabilizado pelas mortes do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira.
O caso ganhou repercussão mundial desde que a dupla desapareceu, no dia 05 de junho deste ano, na região do Vale do Javari, no Amazonas. Os restos mortais dos defensores da Amazônia foram encontrados na última quarta-feira (15), após um dos suspeitos relatar o local em que havia enterrado os cadáveres, a cerca de 3,1 quilômetros da região onde ocorreu o crime.
“Nossas condolências às famílias de Dom Phillips e Bruno Pereira, assassinados por apoiarem a conservação da floresta tropical e dos povos nativos de lá. Apelamos à responsabilidade e à justiça – devemos fortalecer coletivamente os esforços para proteger os defensores do meio ambiente e os jornalistas”, escreveu o porta-voz.
Our condolences to the families of @domphillips and Bruno Pereira, murdered for supporting conservation of the rainforest and native peoples there. We call for accountability and justice—we must collectively strengthen efforts to protect environmental defenders and journalists.
— Ned Price (@StateDeptSpox) June 17, 2022