*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nos cinco primeiros meses de 2022, as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 287.534 unidades. O volume é muito próximo ao registrado no mesmo período de 2021, quando saíram das linhas de montagem 288.943 bicicletas. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Em maio, foram produzidas 56.845 bicicletas, o que corresponde a uma alta de 19,2% na comparação com abril (47.670 unidades). Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve recuo de 14,9% (66.760 bicicletas).
O vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, afirma que a indústria de bicicletas está revisando o seu mix de produção para se adequar à demanda do mercado.
“A procura por modelos de maior valor agregado aumentou bastante, e isso tem exigido que as fabricantes ajustem suas linhas de produção e toda a cadeia logística”, explica.
De acordo com Gazola, a readequação das linhas de produção acontece no mundo todo. “A bicicleta está cada vez mais presente na vida das pessoas. Com isso, surgem novos perfis de consumidores e a indústria está atenta para atendê-los”, diz. “Antes a procura era maior pelos modelos de entrada. Hoje, a demanda é pelos de médio e alto preço”, completa.
Produção por categoria
A bicicleta elétrica foi a categoria que registrou maior crescimento porcentual no acumulado do ano. De janeiro a maio, foram fabricadas 4.319 unidades, alta de 33,2% na comparação com o mesmo período do ano passado (3.242 bicicletas).
“Apesar do volume ainda ser pequeno, essa categoria mostra tendência de alta. De janeiro a maio de 2019, por exemplo, elas representavam 0,3% da produção. Hoje, já são 1,5% do total produzido”, afirma Gazola. Para este ano, a perspectiva é de que sejam fabricadas 15 mil unidades, o que representa um aumento de 45,7% na comparação com 2021. “Sabemos que o custo da bicicleta elétrica ainda é elevado. No entanto, à medida que a indústria for ganhando em escala, a tendência é de preços mais competitivos”, completa.
Já em números absolutos, a categoria mais produzida nos cinco primeiros meses do ano foi a Moutain Bike (MTB), com 186.685 unidades, o que corresponde a 64,9% do volume total.
No ranking mensal de produção, a liderança também é da MTB, com 36.969 unidades e 65% do total. Na sequência, ficaram a Urbana/Lazer (14.070 unidades e 24,8% da produção) e Infantojuvenil (3.596 bicicletas e 6,3%).