Search
booked.net
Search
Close this search box.

Embaixada do Brasil admite erro sobre corpos encontrados na Amazônia; ministro da Justiça diz que buscas continuam

Foto: Divulgação/Polícia Federal

*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia

Nesta terça-feira (14), a Embaixada do Brasil no Reino Unido admitiu ter cometido um erro, ao informar a família do jornalista Dom Phillips, que dois corpos teriam sido encontrados na Amazônia, na região em que ocorrem as buscas.

A falsa informação deu a entender que estes seriam os corpos do jornalista britânico Dom Phillips, e do indigenista Bruno Pereira, que desapareceram no Vale do Javari, desde o primeiro domingo do mês, no dia 05.

A Embaixada enviou um pedido de desculpas à família, informação que foi confirmada pelo embaixador, Fred Arruda. “Lamentamos profundamente que a embaixada tenha passado à família ontem informações que não se mostraram corretas”, diz o pedido.

Segundo o jornal ‘The Guardian’, o embaixador brasileiro alegou que uma equipe multi-agências foi criada na embaixada de Londres para responder aos desaparecimentos, e pode ter sido “enganada” por informações recebidas de “oficiais investigadores”.

Na manhã da última segunda-feira (13), um conselheiro da embaixada no Reino Unido comunicou a família do jornalista britânico a informação errada de que os corpos haviam sido encontrados amarrados à uma árvore e que deveriam passar por perícia. No mesmo dia, a Polícia Federal (PF), negou a informação.

Apesar do ocorrido, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou nesta terça-feira  (14), que as buscas pela dupla irão continuar, mas destacou que é uma região complicada para as equipes de buscas. Segundo Torres, o governo federal disponibilizou as Forças Armadas, a Polícia Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai), que estão trabalhando em conjunto com os órgãos estaduais.

“As buscas continuam. Como eu me comprometi. Estive com a ministra do Reino Unido nos Estados Unidos e me comprometi que tudo que estiver ao alcance do governo brasileiro será feito, e que nós não esgotaremos os trabalhos antes de esgotar todas as possibilidades de busca naquela região”, disse o ministro após a posse do superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, delegado Ivo Roberto Costa da Silva.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.