*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal (PF) prendeu dois pescadores identificados apenas como Jânio e Churrasco. Os dois são suspeitos de ameaçar o jornalista Dom Philips e o indigenista Bruno Araújo, desaparecidos há mais de 24 horas na região do Vale do Javari. Os pescadores detidos devem prestar esclarecimentos para a polícia em Atalaia do Norte.
O jornalista inglês e o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) possuem um histórico de ameaças advindas de pescadores ilegais, grileiros, garimpeiros e madeireiros da região. Os dois teriam desaparecido no trajeto entre a comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte.
O coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Paulo Dollis Barbosa da Silva, afirmou que um terceiro suspeito deve ser levado para o município amanhã para ser ouvido pela Polícia Civil. Segundo Paulo, os policiais “trouxeram dois suspeitos, vamos ver no que vai dar”.
“Amanhã eles trarão mais um suspeito que há muito tempo ameaçava não só o Bruno, mas também as outras pessoas envolvidas nessa ação que eles desempenham”, afirmou.
O coordenador afirmou que Jânio e outro suspeito identificado como Pelado chegaram a ir ao local de trabalho de Bruno e Philips para intimidar os dois com uma arma de fogo.