*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ministro da Economia Paulo Guedes, durante um almoço com empresários da Coalizão Indústria nessa sexta-feira (03/06), revelou o que pretende fazer para livrar-se do problema com a Zona Franca de Manaus, que foi atacada por decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL). O homem-forte do Governo Federal pretende tirar da lista da Suframa mais de 4 mil produtos do guarda-chuva dos Processos Produtivos Básicos (PPBs), que recebem isenção do IPI no Polo Industrial de Manaus.
A medida serve para beneficar grandes empresários donos de indústrias que fabricam os mesmos produtos em outros polos fora da zona de incentivo na capital amazonense. Os segmentos que mais cobram o ministro são de produtos químicos, plásticos, lubrificantes, adesivos, laminados, cervejas, cimento e resinas.
A manobra do ministro da Economia busca tirar os produtos do alcance da liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Os únicos produtos que ficarão de fora da medida de Paulo Guedes serão os que respondem por 70% do faturamento do polo industrial.
A promessa de Paulo Guedes a empresários de fora do Norte vem pouco tempo após o presidente Bolsonaro afirmar, em plena Marcha para Jesus, que a redução do IPI não afetaria de maneira negativa a cidade de Manaus nem o estado do Amazonas.