Search
booked.net
Search
Close this search box.

Bolsonaro na ‘Marcha para Jesus’, Lula com indígenas: presidenciáveis visitam o Amazonas entre maio e junho

Os principais candidatos na corrida eleitoral deste ano colocaram o estado do Amazonas em suas agendas de pré-campanha
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O estado do Amazonas e a capital Manaus entraram de vez na rota de viagens do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A convite de parlamentares e representantes evangélicos, o atual chefe do executivo vem à capital amazonense neste sábado (28/05) para participar da Marcha para Jesus. Já Lula pode visitar o estado na segunda semana de junho para encontrar indígenas, caboclos, ribeirinhos e seringueiros. Contudo, a viagem de Lula ainda possui outros dois possíveis destinos: Macapá, capital do Amapá, e Belém, capital do Pará.

Política religiosa

No início de maio, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) convidou o presidente da República para participar da Marcha para Jesus 2022 em Manaus. O pastor Valdiberto Rocha, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), entregou a camisa oficial da marcha para Bolsonaro e afirmou que a possibilidade de ele vir era de 95%.

Nos últimos dias, o líder do Movimento Conservador do Amazonas, Sérgio Kruke, confirmou a participação de Bolsonaro no evento religioso. A presença do presidente já era anunciada desde abril pelo coronel Alfredo Menezes (PL), pré-candidato ao Senado Federal.

Foto: Reprodução/Facebook

Oposição ambiental

A viagem de Lula à Amazônia ocorrerá após passagens pela região Sul, onde tem maior rejeição eleitoral. O petista busca transformar sua agenda na região em uma viagem simbólica, se encontrando com lideranças indígenas, moradores de comunidades e trabalhadores florestais. Lula, com isso, tenta se mostrar como um contraponto a Bolsonaro, criticado continuamente por sua política ambiental.

Segundo dados, as medidas do governo federal desde 2019 levaram a um aumento do desmatamento da Amazônia e à exposição dos povos indígenas a muitos riscos. O posicionamento do presidente em favor do garimpo também pesa na balança.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), coordenador de campanha de Lula, afirmou que a reunião do ex-presidente com os povos tradicionais ainda não tem lugar certo, mas que Manaus é uma das principais cotadas.

“Estamos planejando fazer uma participação do Lula em uma espécie de encontro com os povos da floresta, para assinalar o que deve vir a ser o governo Lula para a Amazônia, em contraponto ao que é o governo Bolsonaro”, afirmou.

Durante uma reunião com indígenas do Acampamento Terra Livre, que protestava em Brasília contra o chamado marco temporal, Lula prometeu que criaria um ministério somente para questões dos povos indígenas em eventual governo, caso vença as eleições.

*com informações de Folha de S. Paulo

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.