*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que espera identificar mais casos de varíola dos macacos nos próximos dias. Após surtos em vários países, o órgão afirma que tem aumentado a vigilância sobre a doença em países onde normalmente ela não é encontrada.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), doze estados-membros confirmaram 92 casos da varíola dos macacos e outros 28 casos suspeitos estão sob investigação. A ONU pretende fornecer orientações para que os países contenham os danos causados pela doença.
A doença
A varíola dos macacos é uma doença infecciosa endêmica na África ocidental e central. Geralmente se apresenta de forma leve e pode se espalhar por contato próximo. O vírus causador da enfermidade pode ser contido facilmente por medidas de isolamento e higiene.
“O que parece estar acontecendo agora é que ela entrou na população como uma forma sexual, como uma forma genital, e está se espalhando assim como as infecções sexualmente transmissíveis, o que amplificou sua transmissão em todo o mundo”, disse David Heymann, funcionário da OMS e um especialista em doenças infecciosas.
Um comitê internacional se reuniu para analisar os casos, mas ressaltou que não é o momento de declarar uma emergência de saúde pública, como foi também foi classificada a pandemia de Covid-19.