*Da Redação Dia a Dia Notícia
Entre os meses de janeiro a março de 2022, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou a apreensão de 343 armas de fogo em Manaus. Além disso, neste período foram apreendidas 1,5 tonelada de entorpecentes pelas forças de segurança do estado. Houve também a recuperação de 433 veículos durante os três primeiros meses do ano.
De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, o governador Wilson Lima (União Brasil) determinou a intensificação do policiamento para combater a criminalidade em todo o estado.
Segundo o coordenador do Ciesp, major Rouget Brito, as zonas norte e leste da capital têm o maior índice de apreensões.
“Em Manaus, temos seis zonas administrativas, normalmente tanto a apreensão quanto a demanda criminal é proporcional à população. A zona norte é a área mais populosa, seguida da zona leste, então essas duas têm o maior número de apreensões de armas, drogas e veículos”, disse.
Parte do êxito no trabalho de produtividade é a integração entre as polícias Civil e Militar, além da contribuição da população, por meio das denúncias feitas ao 181, o disque-denúncia da SSP-AM.
“As muitas ações são baseadas nessas informações que chegam por meio do 181, e também das chamadas emergenciais do 190, que é o atendimento emergencial pela Polícia Militar e o boletim de ocorrência. São essas informações que subsidiam o processo decisório e também a implementação diária de operações”, explicou o major.
A SSP-AM ressalta a importância da população na resolução dos casos, por meio de denúncias que possam levar a polícia até os autores de crimes na capital.
As informações podem ser repassadas para o sistema de segurança pelo número 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço funciona 24h por dia e a denúncia pode ser feita de maneira anônima.