*Da Redação Dia a Dia Notícia
Pela primeira vez na história do Reino Unido sob o seu reinado, a rainha Elizabeth II não comandou a abertura oficial do Parlamento no país. Em seu lugar, o príncipe Charles realizou o tradicional discurso de inauguração do ano legislativo, nessa terça-feira (10). A substituição anunciada na véspera, representa o sinal de uma transição gradual do reinado da britânica determinada a não abdicar em favor do herdeiro.
A rainha não compareceu ao Palácio de Westminster por problemas de mobilidade. Elizabeth costuma abrir a sessão parlamentar com a leitura do programa legislativo elaborado pelo governo para os próximos 12 meses. Durante suas sete décadas de reinado, a rainha faltou ao evento apenas duas vezes, ocasiões em que estava grávida dos príncipes Andrew e Edward, respectivamente.
O príncipe Charles, que cada vez mais substitui a mãe em eventos oficiais, não chegou de carruagem, e sim em um Rolls-Royce oficial com teto transparente, acompanhado pela esposa Camilla. Ele também não vestiu a tradicional capa de arminho, optando por um uniforme militar com várias condecorações.
Desde outubro de 2021, quando ficou uma noite hospitalizada, a rainha vem cancelando alguns compromissos. Na época, ela foi orientada a cancelar a participação em atos públicos e repousar, porém mesmo assim a rainha foi vista dirigindo sozinha em torno de sus propriedade, contrariando as recomendações médicas.
*Com informações da Folha de S. Paulo