*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (04/05) dois requerimentos convidando o ministro da Economia, Paulo Guedes, para esclarecer os decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que prejudicam a Zona Franca de Manaus.
O primeiro requerimento é de autoria do deputado federal José Ricardo (PT-AM), que a princípio pediu a convocação do ministro. Nessa modalidade, Paulo Guedes teria a obrigação de comparecer perante a comissão. Contudo, após um acordo entre os parlamentares, o requerimento foi alterado para convite. Em conjunto, foi votado um requerimento semelhante, de autoria dos deputados Sidney Leite (PSD-AM) e Bosco Saraiva (Solidariedade-AM).
Em seu requerimento, José Ricardo relatou os sucessivos ataques de Bolsonaro ao modelo da Zona Franca de Manaus por meio de decretos que reduzem o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a nível nacional, diminuindo a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM).
“É um duro golpe do governo federal, que poderá resultar na saída das empresas da Cidade de Manaus e em consequência aumentar o desemprego, a queda na arrecadação do Estado, impactar nos recursos para educação superior em favor da Universidade do Estado do Amazonas e reflexamente (sic) também na preservação da floresta”, escreveu o deputado petista.
O parlamentar relembrou a promessa do presidente em dar exceção aos produtos fabricados na ZFM. Contudo, “mais uma vez na calada da noite e em um feriado – Bolsonaro e sua equipe econômica, capitaneada pelo ministro Paulo Guedes, deixam de cumprir uma promessa feita à classe política e industrial do Amazonas”.
A comissão determinou o dia 01º de junho para que Paulo Guedes compareça diante dos deputados.