*Da Redação Dia a Dia Notícia
Usuários das redes sociais levaram a frase “Cadê os Yanomami” para o topo das pesquisas nesta terça-feira (03/05). No Twitter, usuários cobraram o governo federal para que tomasse uma atitude conta à invasão de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima.
Estima-se que pelo menos 20 mil garimpeiros estejam agindo de forma ilegal dentro da terra indígena que faz fronteira com a Venezuela. O território foi homologado em 1992 durante o governo de Fernando Collor de Mello e possui uma área de quase 9,5 milhões de hectares.
Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), os invasores estão há tempos “cometendo crimes de diversas naturezas, tendo os indígenas do território como alvo. Mulheres, jovens, adolescentes e crianças são as principais vítimas”.
As mensagens questionando o destino dos indígenas yanomami foram levantadas após o desaparecimento de 25 pessoas de uma aldeia no território. Na mesma aldeia, uma adolescente foi estuprada e morta por garimpeiros e uma menina de 4 anos morreu afogada durante um ataque.
Menina ianomâmi morre após ser estuprada por garimpeiros, afirma entidade
MPF denuncia tragédia humanitária decorrente do garimpo ilegal na Terrra Indígena Yanomami
O desaparecimento dos indígenas foi noticiado nessa semana com exclusividade pelo coletivo jornalístico independente Mídia Ninja. O grupo Jornalistas Livres publicou um vídeo sobre o ataque à aldeia indígena. O local foi incendiado pelos garimpeiros, mas nenhum dos moradores foi encontrado:
No Twitter, usuários regulares e famosos passaram o dia questionando onde teriam ido os indígenas yanomami:
Uma criança Yanomami de 3 anos foi jogada no rio. Outra, de 12, foi estuprada. Ao fim, 25 pessoas, uma comunidade Yanomami inteira, desapareceu.
Autoridades e imprensa praticamente não tocam no assunto.Então vamos perguntar: CADÊ OS YANOMAMI?
— Humberto Ribeiro (@1berto_ribeiro) May 3, 2022
Mais um dia sem respostas!
CADÊ OS YANOMAMI?
Uma comunidade desapareceu após sofrer ataques de garimpeiros. As casas do local foram queimadas.
E não há respostas sobre o que de fato ocorreu ali.
CADÊ OS YANOMAMI?
— Leandro Barbosa (@Barbosa_Leandro) May 3, 2022
O Brasil permanece calado, se sentem donos de nossos corpos “nossos índios” mas nossas morte não o comovem, nossos filhos estão distante de serem seus filhos. Cadê os Yanomami ?
— Alice Pataxó🏹 (@alice_pataxo) May 3, 2022
CADÊ OS YANOMAMI???
— Alok (@alokoficial) May 3, 2022
CADÊ OS YANOMAMI?
Garimpeiros ESTUPRARAM UMA CRIANÇA, JOGARAM OUTRA NO RIO.
A comunidade delas DESAPARECEU! E ATÉ AGORA NINGUÉM TEM NOTÍCIA DELES! pic.twitter.com/7QXRPyhJ3F
— tesoureiro (@tesoureiros) May 3, 2022