*Da Redação Dia a Dia Notícia
Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) apresentou um projeto de lei que busca tentar proteger a competitividade Zona Franca de Manaus (ZFM) em relação a outros polos industriais do Brasil.
O parlamentar protocolou o projeto nº 1013/22 na última terça-feira (26/04), antes dos decretos federais que atacam o setor de concentrados e a Zona Franca de Manaus como um todo. Na proposta, Alberto Neto defende que as alterações nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sejam feitas após consulta pública com o setor do Polo Industrial de Manaus e a apresentação de estudos atestando que não haverá impacto negativo na competitividade da ZFM.
Para o deputado, essa é a melhor solução para garantir que o modelo da ZFM não sofra outros ataques que comprometam sua competitividade diante do resto do país.
“Acredito que medidas como essas, que criam um desajuste, nas condições competitivas, atrapalham o desenvolvimento regional da nossa região e este projeto de lei vem para garantir juridicamente a competitividade do nosso Polo Industrial”, acrescenta o parlamentar.
Confira o projeto na íntegra aqui.
Omar diz que Bolsonaro ‘tem consciência do que está fazendo’ ao prejudicar a Zona Franca de Manaus
Crise do IPI: Alberto Neto diz que busca ‘compensações’ para manter competitividade da Zona Franca de Manaus
Pablo silencia
Outro deputado aliado de Bolsonaro, o Delegado Pablo (União) não se manifestou em suas redes sociais sobre os decretos do presidente. Sua última publicação fala de uma viagem ao município de Tefé, a 523 km de Manaus.
Pablo e Alberto Neto foram eleitos na onda conservadora de 2018, que levou Bolsonaro à Presidência da República e fez o Congresso Nacional ser mais conservador do que já era nos tempos do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.