Search
booked.net
Search
Close this search box.

No primeiro trimestre de 2022, desmatamento na Amazônia Legal é o segundo pior em 15 anos

Foto: Christian Braga/Green Peace

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Entre os meses de janeiro a março de 2022, a Amazônia perdeu uma área de 687 km² de floresta, o que equivale a metade da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), os números representam a segunda maior série história registrada pelo Imazon durante 15 anos.

Em 2022, o mês de março registrou uma queda de 85% na devastação em comparação ao mesmo período de 2021, onde 123 km² foram desmatados este ano, contra 810 km² desmatados ano passado. Ao todo, o primeiro trimestre de 2021 registrou 1.185 km² de desmatamento.

Entre os noves estados que compõem a Amazônia Legal, o estado de Mato Grosso foi o que mais desmatou no mês de março de 2022, de acordo com o Imazon. Foram cerca de 57 km² de devastação, representando 46% do total de desmatamento registrado neste período. Pela terceira vez, o estado está no topo da lista dos estados que mais desmatam.

Em segundo lugar está o estado do Pará, com 27% de desmatamento na Amazônia, que corresponde a 33 km². Do total, cerca de 21% foram registrados dentro de duas unidades de conservação, sendo elas a APA Triunfo do Xingu e Flona do Jamanxim. Estas foram as áreas protegidas com maior derrubada na floresta em março, com 5 e 2 km².

Já Roraima foi o terceiro estado com maior índice de desmatamento em março, com 13 km² que equivalem a 11% do total. Em quarto está o estado do Amazonas, com 12 km² desmatados, sendo todos os registros apenas no município de Lábre, localizado no sul do Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.