*Da Redação Dia a Dia Notícia
A cidade de Manaus iniciou o ano de 2022 com chuvas acima da média, e com isso o número de ocorrências registradas pela Defesa Civil também aumentaram cerca de 80% nos três primeiros meses do ano. Esse crescimento se deu em comparação aos três primeiros de 2021, onde foram registradas 450 ocorrências contra 810 registros deste ano.
Em relação ao aumento no volume de chuvas na capital, a média esperada para os meses de janeiro e fevereiro deste ano foi muito maior apontam dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em março, a quantidade de chuva registrada também já atingiu mais da metade da média prevista.
Para o mês de janeiro se esperava cerca de 264,2 milímetros de chuva, porém foi registrado 275,8. Para fevereiro, a média prevista era de 289,5 e a cota atingida foi de 315,6 milímetros. A média esperada para o mês de março é de 335,4 milímetros e já se registrou 295,7.
Dentre as ocorrências que são registradas pela Defesa Civil estão fenômenos naturais como alagamentos, deslizamentos e desabamentos. No trânsito são registrados também diversos acidentes com danos materiais, vítimas lesionadas e vítimas fatais. A exemplo do aumento de ocorrências registradas, apenas no dia 17 de janeiro deste ano foram registradas 96 ocorrências.
Neste dia, a maior causa dos atendimentos foram os alagamentos, somando cerca de 35 chamados pela Central 199. No mesmo dia houve dois deslizamentos registrados na capital que obtiveram vítimas fatais, que ocorreram na zona Norte da capital no bairro Cidade Nova e na comunidade Fazendinha.
Já a forte chuva desta quarta-feira (30), causou deslizamento de terra e desabamentos de casas, até o início da tarde de hoje foram registradas oito ocorrências pela Defesa Civil. Em casos de ocorrências, a população deve procura os canais de ajuda através do número de atendimento 199.