Search
booked.net
Search
Close this search box.

Universidades brasileiras ficam fora do top 100 do mundo

Mais bem posicionada é USP, em 115º lugar, seguida por Unicamp, UFRJ, Unifesp e Unesp; MIT lidera ranking QS (Quacquarelli Symonds), um dos mais importantes de educação superior
Nenhuma universidade brasileira está entre as 100 melhores do mundo, segundo a mais recente edição do ranking QS (Quacquarelli Symonds), um dos mais importantes de educação superior, de acordo com a BBC News.
A mais bem posicionada é a USP (Universidade de São Paulo), em 115º lugar, seguida por Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 233º lugar, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no 380º lugar, Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), no 420º lugar, e Unesp (Universidade Estadual Paulista), em 493º lugar.
Apesar de não figurar entre as 100 melhores do mundo, a USP vem subindo no ranking. Em 2017, ocupava o 121º lugar, passou para o 118º em 2018 e, ano passado, chegou ao 116º.

As 10 melhores universidades do mundo:

  1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA
  2. Universidade de Stanford, EUA
  3. Universidade de Harvard, EUA
  4. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), EUA
  5. Universidade de Oxford, Reino Unido
  6. Escola Politécnica Federal de Zurich, Suíça
  7. Universidade de Cambridge, Reino Unido
  8. Imperial College London, Reino Unido
  9. Universidade de Chicago, EUA
  10. Universidade College London, Reino Unido

Catorze universidades brasileiras aparecem entre as mil melhores universidades do mundo deste ano, de acordo com o ranking.

A Universidade de Buenos Aires, na Argentina, foi considerada a melhor universidade da América Latina, em 66º lugar.

Lidera o ranking pelo nono ano consecutivo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Em seguida, estão a Universidade de Stanford (EUA), a Universidade de Harvard (EUA), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) e a Universidade de Oxford (Reino Unido), respectivamente.

Apesar da predominância de instituições de ensino americanas no topo do ranking, o número de universidades dos EUA entre as 100 melhores do mundo caiu de 32 para 27 nos últimos cinco anos.

O ranking, divulgado nesta quarta-feira (10 de junho) e publicado anualmente, leva em conta entrevistas com acadêmicos e empregadores, o impacto de pesquisas desenvolvidas pelas universidades com base em citações em publicações acadêmicas e o índice h, que mede o número de citações vinculadas a um pesquisador e o número de estudantes e professores internacionais, entre outros fatores.

Trata-se de um indicador de referência para estudantes e professores sobre o desempenho acadêmico das universidades no mundo.

Completam a lista das dez melhores universidades do mundo a ETH Zürich (Suíça), em sexto lugar, a Universidade de Cambridge (Reino Unido), em sétimo, a Imperial College (Reino Unido), em oitavo, a Universidade de Chicago (EUA), em nono, e a UCL (Reino Unido), em décimo.

Enquanto isso, as universidades asiáticas melhoraram seu desempenho: 26 universidades na China, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Cingapura, Malásia e Taiwan estão agora entre as 100 melhores.

10 melhores universidades do Brasi:

1. USP: 115
2. Unicamp: 233
3. UFRJ: 380
4. Unifesp: 420
5. Unesp: 493
6. PUC-Rio: 651-700
7. UFMG: 651-700
8. UFRGS: 701-750
9. PUC-SP: 801-1000
10. UnB: 801-100

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.