*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um levantamento do Instituto FSB Pesquisa, contratado pelo banco BTG Pactual, mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) novamente em primeiro lugar com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), fica em segundo lugar com 29% na mesma linha de pesquisa.
A pesquisa também mostra o estagnamento da terceira via. Os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) figuram, respectivamente, em terceiro lugar (9%) e quarto lugar (8%). Pela margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.
Os outros representantes da terceira via não demonstraram crescimento significativo. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o deputado federal André Janones (Avante) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) empataram com 2%. A senadora Simone Tebet (MDB) pontuou 1% nas intenções de voto. Os quatro estão tecnicamente empatados. O último candidato, Felipe D’Ávila (Novo), não pontuou.
Segundo turno
As simulações de segundo turno da pesquisa deram vitória ao ex-presidente Lula e derrota a Jair Bolsonaro contra todos os seus adversários. Se o segundo turno fosse hoje, Lula teria 54% contra 35% do atual presidente.
Confira os cenários simulados:
- Lula x Bolsonaro: 54% a 35%
- Ciro Gomes x Bolsonaro: 52% a 36%
- Sergio Moro x Bolsonaro: 43% a 36%
- João Doria x Bolsonaro: 44% a 38%
- Eduardo Leite x Bolsonaro: 46% a 38%
- Lula x Sergio Moro: 53% a 32%
- Lula x João Doria: 54% a 22%
- Lula x Ciro Gomes: 50% a 29%
- Lula x Eduardo Leite: 54% a 26%
Rejeição
Segundo o levantamento do FSB, o presidente Jair Bolsonaro lidera o índice de rejeição com 59%, seguido por João Doria com 54% e Sergio Moro com 49%. Os representantes da centro-esquerda Ciro Gomes e Lula têm 41% de rejeição. Mais desconhecidos dos eleitores, os outros representantes da terceira via possuem baixa rejeição. Eduardo Leite é rejeitado por 34% dos eleitores, Simone Tebet por 27%, mesma rejeição de Felipe D’Ávila. O deputado André Janones fica em último lugar com 26% de rejeição.
A pesquisa também apurou que 3% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos, 1% votará em branco e 1% não sabe ou não respondeu. O FSB ouviu 2 mil eleitores entre os dias 18 e 20 de março.