*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 90 anos, recebeu alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde a semana passada.
FHC sofreu um acidente doméstico e fraturou o fêmur, precisando ser submetido a uma cirurgia. A informação foi confirmada por sua assessoria e pelo partido, que publicou nas redes sociais uma mensagem de apoio ao ex-presidente.
Em seu último boletim médico, FHC foi considerado clinicamente estável e “seguirá o tratamento da fatura do colo de fêmur em casa”. O documento foi assinado pelo nefrologista José Medina Pestana e pelo diretor-superintendente médico do Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto.
Fernando Henrique Cardoso é sociólogo e professor. Senador pelo estado de São Paulo entre 1983 e 1992, FHC chegou ao governo federal durante a gestão de Itamar Franco, vice de Fernando Collor, o qual renunciou à presidência após a Câmara Federal aprovar seu pedido de impeachment. Ministro das Relações Exteriores por um ano, FHC foi alçado ao posto de Ministro da Fazenda. Durante sua gestão na pasta, participou da coordenação do Plano Real, plano econômico que tirou o Brasil da hiperinflação herdada dos militares e de José Sarney.
O sucesso do plano consagrou FHC, que se elegeu presidente da República no primeiro turno nas eleições de 1994. Durante seu mandato, foi aprovada a emenda que instituía a reeleição para os cargos executivos. O próprio presidente foi beneficiado, sendo reeleito novamente em primeiro turno no pleito de 1998.