*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Universidade Federal do Amazonas (UEA) divulgou, nesta sexta-feira (18), o resultado do vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS). A divulgação ocorreu de forma presencial, retomando uma tradição que há dois anos não era realizada por conta da pandemia da Covid-19.
Com a flexibilização dos decretos e o avanço da vacinação foi possível reunir alunos, pais e professores para festejar a aprovação para este novo ano letivo. Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a sensação é de conquista por um futuro melhor.
“É uma imensa alegria ver toda essa energia, ver esse momento de vitória para os nossos 4.914 calouros da Universidade do Estado do Amazonas. Estamos aqui muito felizes com todo o cuidado, com algum grau ainda de isolamento, usando máscaras o tempo todo. Mas, na expectativa e na esperança de vencermos a pandemia por este ano de 2022 e para os próximos anos”, afirmou o reitor.
Para outra estudante, Giovana Vitória, de 21 anos, esse foi um momento de se emocionar ao falar sobre a conquista. Durante os dois anos de pandemia, ela ficou em casa estudando para o vestibular. Mas, só neste ano conseguiu a aprovação.
“Eu passei para medicina agora depois de dois anos tentando. É uma emoção muito grande porque era época de pandemia. Eu digo para vocês não desistirem do sonho de vocês porque vale muito a pena estar aqui vendo esse resultado nesse momento”, comentou.
Os estudantes que não conseguiram comparecer no momento da divulgação da lista podem ver a relação completa dos aprovados no Vestibular e no SIS no site da instituição.
Matrículas e aulas presenciais
As matrículas para os novos alunos vão ser realizadas de 6 a 8 de abril de 2022. O semestre está previsto para começar no dia 20 de junho.
De acordo com o reitor, Cleinaldo Costa, a instituição continuará adotando Ensino à Distância (EAD) e deve retornar gradualmente com as aulas totalmente presenciais: “É muito provável que em 27 de junho, a depender de como estará a pandemia, estaremos começando um semestre, provavelmente de modo presencial”, afirmou.
*As informações são do G1