*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Partido dos Trabalhadores (PT), em busca de acelerar o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou a ampliação de seus comitês de luta no estado do Amazonas.
Aliados de Lula, movimentos sociais como o dos trabalhadores sem teto (MTST), liderados por Guilherme Boulos (PSol-SP), e lideranças da Frente Brasil Popular alertaram que o partido precisa organizar as massas populares para conseguir enfrentar a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca recuperar sua popularidade, arranhada pela má condução da pandemia e os problemas econômicos.
Ao portal Real Time 1, o presidente do diretório amazonense do PT, deputado estadual Sinésio Campos, afirmou que a legenda está organizada juridicamente em todos os municípios do estado e que direções setoriais voltadas para minorias sociais, como mulheres, indígenas e negros, estão sendo mobilizados para as eleições.
Os comitês de luta são estruturas comunitárias das quais qualquer apoiador da candidatura de Lula pode participar, sem necessariamente estar filiado a um partido. Segundo o ex-vereador petista Waldemir José, só em Manaus há 12 comitês de luta e mais dois devem ser instalados ainda esta semana.
Chapa petista no Amazonas
Ainda sem definir se terá candidato ao governo, grupos internos do PT no Amazonas sugeriram o nome do ex-senador João Pedro para o executivo estadual. Atualmente deputado federal, José Ricardo deve concorrer à reeleição para a Câmara. Em 2018, o petista foi o mais votado do Amazonas para o cargo. Ele também deve repetir a chapa com o ex-deputado Francisco Praciano, o qual confirmou que retorna à Manaus para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).