*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um levantamento feito pela empresa de metereologia Climatempo mostrou que enquanto o estado de Minas Gerais registrou a maior quantidade de descargas elétricas na atmosfera, o Amazonas foi o que mais registrou incidência de raios, as descargas elétricas que chegam ao chão. O levantamento engloba o mês de janeiro deste ano.
Segundo os dados do Climatempo, janeiro registrou mais de 13,2 milhões de descargas elétricas na atmosfera, sendo 3,6 milhões de raios. Desse total, o Amazonas liderou com 85% das ocorrências de raios, à frente de Mato Grosso (43%), Mato Grosso do Sul (43%) e Minas Gerais (16%).
Apesar de ocorrerem em qualquer estação do ano no Brasil, os raios têm maior incidência durante o verão, época na qual o ar quente e úmido predomina no país. A condição climática da estação facilita a formação de nuvens de tempestade capazes de gerar relâmpagos, trovões e raios. Além do risco de morte tanto de humanos quanto de animais, os raios podem ser responsáveis por incêndios e prejuízos materiais.