O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Podemos), conhecido pelo apelido ‘Mamãe Falei’, gerou revolta entre os usuários das redes sociais após o vazamento de um áudio no qual o parlamentar, que estava na Ucrânia, diz que as refugiadas do país “são fáceis, porque são pobres”. Membro do Movimento Brasil Livre, Arthur é pré-candidato ao governo de São Paulo e aliado do ex-juiz Sergio Moro (Podemos).
O áudio, publicado primeiramente pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, teria sido mandado pelo deputado em um grupo de amigos. Arthur do Val viajou para o leste europeu com a justificativa de ajudar na fabricação de coquetéis molotov para o exército ucraniano. O parlamentar teria entrado no país pela Eslováquia, onde ficou a maior parte do tempo. Aos colegas de grupo, Arthur declarou que nunca viu na vida “nada parecido em termos de ‘mina bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila, sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés dos refugiados aqui”.
As declarações sexistas de Arthur do Val geraram reação imediata entre usuários e políticos de esquerda e de direita. Várias pessoas acusaram o deputado de estar se aproveitando da fragilidade das refugiadas, ocasionada pela guerra com a Rússia, para fazer turismo sexual.
E esse padre que faz turismo sexual no meio de uma guerra? pic.twitter.com/doVS2T1F7W
— Bruno Sartori (@brunnosarttori) March 4, 2022
“Foi um erro num momento de empolgação”.
“Momento de empolgação”: uma guerra.
“Erro”: turismo sexual, assédio a refugiadas.Nada foi tirado de contexto! Foi um ato repugnante, desprezível, violento, machista.
Cassação do deputado Arthur do Val já!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) March 5, 2022
O picareta inventou que iria cobrir como jornalista uma guerra.
Na verdade, foi atrás de refugiadas em viagem de turismo sexual. Que deplorável— Guga Chacra 💚 (@gugachacra) March 4, 2022
A situação também repercutiu na vida pessoal do deputado. A então namorada de Arthur do Val, Giulia Blagitz, terminou publicamente o relacionamento com o parlamentar após a repercussão extremamente negativa.
Eleitoralmente, a situação dele ficou ainda pior. Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e a representação da comunidade ucraniana no Brasil entraram com pedidos de cassação do mandato de Arthur. Em nota, a Representação Central Ucraniana-Brasileira afirmou que o deputado “revelou-se uma pessoa de índole perigosa para o exercício de funções públicas onde sempre há que se tratar com mulheres em situação de vulnerabilidade”.
A deputada estadual Isa Penna (Psol-SP) também protocolou um pedido de cassação contra Arthur, sendo apoiada inclusive pelo seu maior opositor, o bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos-SP).
Sabe quem ligou na deputada Isa Penna do PSOL para prometer total apoio num processo de cassação de mandato do Arthur do Val? O deputado bolsonarista raiz Douglas Garcia (PTB), um dos maiores rivais da deputada na Alesp.
— GugaNoblat (@GugaNoblat) March 5, 2022
ENVIO OFICIALIZADO!
Minha equipe jurídica já encaminhou pedido a @assembleiasp para iniciar um inquérito pela cassação do Mamãe Falei, por quebra de decoro. Este tipo de comportamento não é admissível com a casa e eu lutarei firmamente contra isso.
— Deputada Isa Penna (@isapenna) March 5, 2022
Dentro de seu partido, o deputado foi repudiado pela própria presidente da legenda, deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), e por outros expoentes como o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) e Sergio Moro, pré-candidato à presidência da República. Arthur do Val sofrerá um processo administrativo e pode ser expulso do Podemos.
O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo. +++
— Renata Abreu (@RenataAbreu1919) March 5, 2022
As mulheres ucranianas vem sofrendo todo tipo de violência nesta invasão Russa. Além de terem sofrido a violência da declaração machista e irresponsável do deputado Mamãe Falei, de serem “fáceis porque são pobres”, ainda estão sendo estupradas pelas tropas de Putin. pic.twitter.com/4aXOzR9SKy
— Alvaro Dias (@alvarodias_) March 5, 2022
Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. ➡️
— Sergio Moro (@SF_Moro) March 4, 2022
Resposta de ‘Mamãe Falei’
Procurado por jornalistas após retornar ao Brasil, Arthur do Val reconheceu a autoria do áudio. Segundo ele, “era um áudio privado, que não está ligado com política”.
“Foi errado, não é isso que eu penso. Falei besteira! Sou homem para assumir. Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres”, declarou Arthur.
O deputado afirmou que está havendo um mal-entendido e que o contexto do áudio não teria a ver com a viagem à Ucrânia pois, segundo ele, no momento em que enviou as falas para o grupo de amigos, estava na fronteira com a Eslováquia.
Arthur também usou seu canal no YouTube para publicar um pedido de desculpas e anunciou a retirada de sua pré-candidatura ao governo de São Paulo “pelo bem da 3ª via”.
🇧🇷 AGORA: Após vazamento de áudios sobre mulheres ucranianas, Arthur do Val (Mamãe Falei) retira candidatura ao governo de São Paulo. pic.twitter.com/prxlj39cWU
— Eixo Político (@eixopolitico) March 5, 2022
Ouça o áudio completo:
*com informações de Metrópoles e Folha de S. Paulo