*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidiário Marco Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola, de 53 anos, foi transferido na tarde desta quinta-feira (03/03) da Penitenciária Federal de Brasília para a Penitenciária Federal de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Marcola é apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
A decisão foi confirmada pela defesa de Marcola e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, chefiado por Anderson Torres.
O pedido de transferência partiu do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), que afirmava que ainda de Marcola para Brasília em 2019 criou um mal-estar entre ele, Anderson Torres, então secretário de Segurança Pública do DF, e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos).
Ao assumir o ministério, após o ex-ministro André Mendonça ser indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), Torres pediu um estudo sobre a transferência do presidiário. Os servidores da pasta criticaram a decisão, afirmando a segurança da penitenciária de Brasília contava com o reforço do Exército e argumentaram que essa proteção pode não ser a mesma em Porto Velho.
*com informações de UOL