Search
booked.net
Search
Close this search box.

Após 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil, representatividade feminina na política ainda é baixa

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O dia 24 de fevereiro de 1932 marca um dos maiores avanços da política brasileira. A data celebra o primeiro Código Eleitoral (Decreto nº 21.076), o qual garante oficialmente às mulheres acima de 21 anos os direitos de votar e serem votadas o Brasil.

O Nordeste teve um papel fundamental durante esse período, foi lá que teve a primeira eleitora brasileira, a professora Celina Guimarães que votou em 1927, e a primeira política eleita, a prefeita de Lajes, Alzira Soriano, em 1929, que são naturais do Rio Grande do Norte.

Vale relembrar que Celina e Alzira puderam entrar para a história graças a Lei Estadual nº 660, de 25 de outubro de 1927, o qual garantia que o Estado fosse o primeiro a estabelecer a não distinção de sexo para o voto. Com isso, elas ganharam destaque na mídia nacional, e mesmo 90 anos depois, as mulheres na política brasileira ainda tentam ganhar espaço na mídia.

Liderança brasileira 

Segundo dados do Inter-Parliamentary Union, organização que reúne os parlamentos dos países ligados à Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está na 142ª posição no ranking de participação de mulheres no congresso nacional. De todas as Américas (38 países e 18 dependências), o Brasil supera apenas o Paraguai (144ª), Bahamas (151ª) e Belize (154ª).

“Se toda uma área está evoluindo para um mesmo caminho, podemos dizer, com clareza, que há uma sensibilidade e compreensão de um problema. Mais mulheres em espaços de poder significa mais democracia, mais democracia significa mais justiça social”, afirma Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais ao site CNN Brasil.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.