*Da Redação Dia a Dia Notícia
A indústria de eletroeletrônicos, que fatura cerca de 50% de toda riqueza produzida pela Zona Franca de Manaus e que também emprega a metade dos mais de 100 mil trabalhadores da indústria incentivada do Amazonas, acaba de anunciar queda nas vendas.
O recuo foi no apurado de todo 2021. A queda apurada é de 7,2% e foi o primeiro resultado negativo em quatro anos.
A notícia foi publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo nessa segunda-feira, 21. De acordo com o impresso, os volumes vendidos das fábricas para o varejo somaram 94,1 milhões de aparelhos e a maior queda ocorreu nos televisores.
Os aparelhos de TV compõem a lista dos principais produtos produzidos no Polo Industrial de Manaus.
Ainda de acordo com o Estadão, a queda nas vendas dos eletroeletrônicos já provocou desemprego acima do normal. A queda seria de quase 10% dos empregos da ZFM.
Isso, porque, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, entre dezembro e janeiro, as empresas do setor dispensaram 7,5 mil trabalhadores.
“Foi uma frustração. Nem no primeiro ano da pandemia tivemos números tão ruins”, diz o presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior. Em 2019 e 2020, o setor cresceu 5% a cada ano. E a expectativa era de avançar mais 5% em 2021 ou, numa perspectiva otimista, até 10%.
Esse prognóstico até parecia viável por conta do desempenho do primeiro semestre, que registrou avanço na casa de dois dígitos sobre o ano anterior. Mas o mercado virou no segundo semestre. Entre julho e setembro, as vendas caíram 16% em relação ao mesmo período de 2020. E um tombo de 28% veio no último trimestre, período que inclui Black Friday e Natal, as melhores datas de vendas para os eletroeletrônicos.
*Com informações Estadão