Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em meio à pandemia, Amazonas registra aumento de 22,02% no número de divórcios em 2020

*Franciane Silva da Redação Dia a Dia Notícia 

O número de divórcios concedidos no estado do Amazonas apresentou um aumento de 22,02% no ano de 2020 em comparação com o ano de 2019. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ano de 2019 havia registrado uma queda de 50,70% no número de divórcios no Amazonas em comparação com 2018, porém os números subiram novamente em 2020. Os dados fazem parte das Estatísticas do Registro Civil.

Para a Psicanalista e Terapeuta, Samiza Soares, a quarentena foi o principal agravante para que mais divórcios fossem oficializados pelo aumento da convivência diária que muitos casais passaram a ter, aumentando também os conflitos e o estresse nas relações conjugais.

Os divórcios judiciais apresentaram um aumento de 26,50%, onde no ano de 2019 foram registrados 2.113 divórcios judiciais e no ano de 2020 foram registrados cerca de 2.673. Já os divórcios extrajudiciais, que são aqueles realizados em cartórios também apresentou aumento com percentual de 10,67%, onde em 2019 foram registrados 825 e no ano de 2020 foram registrados 913 divórcios extrajudiciais.

Grande parte dos divórcios registrados no estado no ano de 2020 foi de natureza consensual, quando há concordância entre as duas partes. Em relação ao regime de bens, grande parte ocorreu com comunhão parcial de bens. Já em em relação a faixa etária do casal na abertura do processo, grande maioria dos maridos era da faixa etária entre 40 a 44 anos, já as mulheres em grande maioria estavam na faixa etária de 35 a 39 anos.

A pandemia de Covid-19 junto ao isolamento social, apenas evidenciaram problemas já existentes no casamento.

” A fase de lua de mel raramente dura para sempre. Aos poucos, aquela vontade de dormir de conchinha e de trocar beijos ardentes vai acalmando, e o relacionamento vai entrando em uma zona de conforto e acomodação. E isso é normal e saudável. Porém, o sinal de alerta acende quando a situação se torna uma relação sem amor e, mesmo sabendo como, os dois se percebem em um casamento infeliz”, pontua a Terapeuta Samiza Soares.

Cerca de 33% dos casais que se divorciaram em 2020 no Amazonas, possuíam apenas um filho. Após o divórcio ser concedido, cerca de 59,68% dos casais que possuíam filhos menores de idade optaram pela guarda compartilhada. A região Norte possui o maior percentual de casamentos que duram menos de dez anos, cerca de 55,3%. Na região, cerca de 22,5% dos divórcios são de pessoas que foram casadas por mais de 20 anos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.