*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Neste domingo (13), faleceu em Manaus o empresário e professor, Saul Benchimol, aos 87 anos. Até o momento a causa da morte não foi divulgada. Ele era filho de Isaac Benchimol, imigrante judeu, onde a família veio do Marrocos no século XIX.
O empresário é o sétimo filho de oito, e junto de seus irmãos, Samuel e Israel, fundaram as empresas Bemol e Fogás. O professor nasceu no dia 14 de agosto de 1934, foi profissional da Universidade do Amazonas (UA), onde atuou por 36 anos.
Além disso, é membro da Academia Amazonense de Letras desde 2001, ocupando a cadeira de número 11, tendo em seu currículo 109 publicações, com destaque para seu último lançamento: “A saga de um judeu na Amazônia”.
Saul teve sua família vindo para Amazônia devido à perseguição da inquisição na época, promovida pela Igreja Católica, quando reinavam os reis católicos Isabel e Fernando, que promoveram a expulsão de todos os judeus inicialmente da Espanha e posteriormente de Portugal.
Nas redes sociais, o deputado Serafim Corrêa, afirmou: “Muito triste com mais esta perda. Ele foi meu professor nos anos 60, nos tornamos amigos e ele foi meu conselheiro por toda a vida. Tive dele ainda na Faculdade um gesto de amizade, solidariedade e coragem que jamais será esquecido. E desde lá em vários outros momentos ficou ao meu lado, mesmo quando discordava das minhas atitudes, mas vinha em meu socorro sugerindo saídas. Agora, não apenas eu perco. Perde a sua família, os seus amigos, que eram muitos, a academia, o mundo empresarial e o Amazonas como um todo. Saudades do meu amigo, mestre e conselheiro Saul Benchimol. Meus sentimentos à família”, afirmou.