O bolsonarista Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, provocou revolta nas redes sociais ao chamar o congolês Moïse Kabamgabe de “vagabundo” e insinuar que ele seria envolvido em atividades criminosas, sem apresentar prova alguma de suas afirmações. O imigrante foi brutalmente espancado após cobrar diárias de um quiosque no qual trabalhou na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
As falas de Camargo provocaram revolta nas redes e na família do falecido. Yannick Kamanda, primo de Moïse, disse que Camargo é “o maior vagabundo de todos. Não merece estar onde está. Ele não está representando ninguém”. Ao jornal O Globo, o presidente da Comunidade Congolesa no Brasil, Fernando Mupapa, chamou Camargo de “parasita” e pediu que ele fosse exonerado da Fundação Palmares.
“Ele é uma vergonha. É como se fosse o negro que o colonizador usava para maltratar outros negros e, por isso, se achava melhor que os outros”, afirmou, em referência à figura do capitão-do-mato.
Usuários das redes sociais fizeram publicações em repúdio à Sérgio Camargo. O líder da minoria na Câmara dos Deputados Marcelo Freixo (PSB-RJ) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra ele. Na denúncia, o parlamentar argumenta que as acusações do presidente da Fundação Palmares contra Moïse foram “levianas e criminosas”.
Que pessoa abominável você é. Que falta de humanidade. Realmente destamparam os bueiros em 2018… Você é muito covarde em fazer essas acusações. Respeite a família!
— Tatiana Rod (@tao_ruiva) February 11, 2022
Como pode uma pessoa ser tão desprezível, tão repugnante, tão asquerosa,falar tanta inbecilidade e continuar vivendo do dinheiro público?
O Brasil naufragou desde que bolsonaro e sua trupe chegaram ao governo.Mas a hora está chegando a hora das eleições e vcs aerao varridos.
— Cassia (@cassiarsantos01) February 11, 2022
Sérgio Camargo, xingar uma pessoa honesta e trabalhadora que foi brutalmente assassinada ao exigir os seus direitos revela muito mais sobre você que ele.
Aliás, o único vagabundo que se envolve com + vagabundos nessa história não e Moise. Eu garanto!#ForaCamargo pic.twitter.com/KoJFqibAhK
— Guilherme Ferreira Lima (@GuilhermeFeLima) February 11, 2022
Poucas vezes vi um tweet implorando tanto para ser processado.
Se a família de Moise pedir indenização por escrever essa abominação é causa ganha e terá de desembolsar um bom dinheiro.
— O essencial da Covid-19 💉🌎🔬 (@compiladas) February 11, 2022
O desrespeito à dor de uma mãe que perdeu o filho de forma tão cruel é inadmissível, principalmente quando vem de alguém à frente de uma instituição tão importante quanto a Fundação Palmares. Que o MPF investigue a conduta de Sérgio Camargo.https://t.co/4phgejM7H7
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) February 11, 2022
Em respeito à família de Moïse Kabagambe, não vamos reproduzir as falas criminosas de Sérgio Camargo. As acusações feitas por ele são absurdas e devem ser investigadas e punidas. O líder da @minorianacamara, @MarceloFreixo acionou o @MPF_PGR para apurar o caso. #foracamargo
— PSB na Câmara (@psbnacamara) February 12, 2022