Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vereador de Manaus usa Bíblia para justificar projeto que proíbe passaporte de vacina nas escolas

Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM

O vereador Raiff Mattos (DC), líder da bancada evangélica na Câmara Municipal de Manaus (CMM), submeteu um projeto de lei proibindo a exigência de cartão de vacinação para entrar nas escolas municipais, medida do prefeito David Almeida (Avante).

O parlamentar usou a Bíblia para justificar a proposta legislativa, afirmando que “Deus nos deu livre arbítrio. O poder de escolha entre o bem e o mal, entre o sim e o não. E nós temos garantido isso pela constituição”.

O vereador ainda falou contra a decisão do titular da Secretaria Municipal de Educação, Pauderney Avelino, cuja pasta encaminhará uma lista de crianças não imunizadas contra Covid-19 aos Conselhos Tutelares. Pauderney, segundo Mattos, teria se baseado em uma recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) com diretrizes para assegurar a vacinação infantil, incluindo a obrigatoriedade de apresentar o cartão de vacina para confirmar matrícula em escolas.

Em discurso na CMM, Raiff Mattos afirmou que pediu esclarecimentos ao secretário e chamou a obrigatoriedade de “inaceitável” e “ato tirano e antidemocrático”.

Cabo de guerra pela vacinação

O vereador é um dos vários parlamentares que brigam contra o passaporte de vacina no Amazonas. Na semana passada, o deputado estadual Delegado Péricles (PSL) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) visando proibir a exigência do passaporte sanitário em escolas da rede pública do estado. Ao lado dele estão o deputado Fausto Júnior (MDB) e o vereador Carpê Andrade (Republicanos).

No lado contrário, o vereador de Manaus Lissandro Breval (Avante) foi o único até o momento que apresentou uma proposta em favor do passaporte vacinal nas escolas tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.