A pesquisa eleitoral do Instituto Diário apontou um forte crescimento de intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bem como a queda de eleitores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o levantamento do IDP, Lula possui 42,4% da preferência dos eleitores amazonenses. Bolsonaro aparece em segundo lugar com 35,8%. A pesquisa confirma a polarização entre os dois candidatos, apesar da relativa pontuação na chamada terceira via. O ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) figura na terceira posição com 7,8% das intenções de voto, seguido do ex-ministro e ex-deputado federal Ciro Gomes (PDT) com 2,9%.
Os demais pré-candidatos Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD), João Dória (PSDB), Alessandro Vieira (Cidadania), André Janones (Avante), Felipe d’Ávila (NOVO) e Leonardo Péricles (UP) não chegaram a 2% das intenções de voto no Amazonas, ficando abaixo dos brancos e nulos (1,6%), dos que não pretendem votar em qualquer candidato (2,3%) e dos que não sabem em quem vão votar (1,8%).
Nos cenários de segundo turno, Lula é o único capaz de derrotar Bolsonaro para os eleitores amazonenses. O petista pontuaria 48,6% contra 40,6% do atual presidente. Caso o segundo turno fosse entre Bolsonaro e Sergio Moro ou Bolsonaro e Ciro Gomes, o presidente sairia vitorioso no estado.
A pesquisa mostra uma mudança de cenário em relação há alguns meses. Em setembro de 2021, uma pesquisa do instituto Perspectiva mostrava um quase empate entre Lula e Bolsonaro, com o pestista pontuando 36,6% e o atual presidente pontuando 34,1%.
Rejeição em alta
No âmbito da rejeição, Bolsonaro lidera a pontuação com 35,4%, seguido por Lula com 31,8%. Dentre os maiores representantes da terceira via, Ciro Gomes lidera a rejeição com 4,8% de eleitores afirmando que não votariam se a eleição fosse hoje. Sergio Moro vem logo depois com 3,6% de rejeição. O candidato menos rejeitado é André Janones, do mesmo partido que o prefeito de Manaus David Almeida.