Search
booked.net
Search
Close this search box.

Mobilização para vacinação é feita pelas escolas de samba para vacinação neste sábado (5/2)

*Da Redação Dia a Notícia 

As escolas de samba de Manaus abrem as portas, neste sábado (05/02), para receber a comunidade para a vacinação. A ação faz parte da campanha “Pra Sambar Tem que Vacinar”, uma parceria do Governo do Amazonas com a Prefeitura de Manaus, e vai acontecer das 9h às 16h, em postos montados nas quadras da Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Mocidade Independente de Aparecida, Vitória-Régia, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Grande Família e Sem Compromisso.

A campanha “Pra Sambar Tem que Vacinar” foi lançada pelo governador Wilson Lima na última semana, durante visita à Carreta Vacina Amazonas. Em todas as quadras, serão oferecidas 1ª e 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço. Para a abertura oficial, as agremiações programaram uma apresentação dos itens, como bateria, passistas e mestre-sala e porta-bandeira.

O representante da Unidos da Alvorada, Mário Jorge, destaca que os integrantes da escola estão trabalhando com a comunidade para que as famílias do bairro participem da ação.

“Colocamos um carro de som para circular nas ruas do bairro e preparamos uma comissão, com a equipe de Harmonia e itens da escola, para receber o público para vacinação e acolher bem”, adianta Mário Jorge. “Todos os setores da agremiação estão envolvidos para motivar a comunidade a vacinar contra a Covid-19”.

Marinildo Freitas, da Vila da Barra, conta que a preparação para o “Dia D” também envolve a comunidade da Compensa.

“Temos um relacionamento muito bom, e a nossa expectativa é de um número expressivo de vacinados nessa ação, assim como acontece nos nossos ensaios e nos nossos desfiles”, comenta o representante da agremiação.

Redes sociais

A Sem Compromisso, bairro Nova Cidade, também colocou o carro de som nas ruas e mobiliza a comunidade sobre a campanha, por meio das redes sociais, segundo o presidente Andrew Lobo.

Ele explica que quem chegar na quadra, além de receber a dose da vacina, vai poder registrar nas redes sociais a participação com as plaquinhas “Me Vacinei na Sem Compromisso”, e contar com a presença das passistas, rainhas e toda diretoria da escola.

“Escola de Samba não é só Carnaval. É cultura, são projetos sociais, atividades que geram vários empregos, não é só festa. E com essa ação, que era muito desejada pela nossa comunidade, vamos mostrar mais uma vez o nosso papel agregador”, avaliou o presidente.

Lobo acredita que a localização estratégica da escola, que fica no coração da zona Norte, vai atrair muitos moradores para a vacinação. “Nossa escola está de portas abertas para a vacinação”, reforçou.

Atrações

O presidente da Grande Família, Luiz Gilberto Lima, afirma que a escola de samba do São José I promete dar ritmo à vacinação com o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e um conjunto de ritmistas, que vão apresentar, na abertura, o enredo deste ano ao público, “Café: O Sabor da Grande Família Brasileira”.

“Desde o início da pandemia a agremiação teve consciência do seu papel social. A Grande Família é referência na zona leste, não tem o que discutir, e há muito tempo eu sonhava com essa vacinação na nossa escola”, destaca. “O Governo é nosso parceiro e nós somos parceiro da vacinação, temos essa consciência que todos temos que fazer nossa parte para isso acabar”.

Já a Reino Unido da Liberdade vai trazer uma programação reduzida, em função da pandemia, mas muito animada, conforme o presidente Willian Pimentel. A emoção, segundo ele, vai tomar conta da quadra quando o grupo da escola apresentar o enredo deste ano “Bate forte o tambor, Furiosa! Eu quero é Tic Tic Tac! A Reino Unido abre as cortinas para Zezinho Corrêa”. A corte, com rainhas, além dos ritmistas e passistas, também participam da ação.

“A vacinação é a nossa esperança, é a nossa sobrevivência. Eu já tomei a minha terceira dose, incentivamos a família e os membros da escola para tomar todas as doses”, afirma Pimentel. “A escola vai trazer para dentro da comunidade essa dose de esperança também, aproximando a vacinação e homenageando a história do Zezinho”.

A Andanças de Ciganos também vai receber a comunidade do bairro Cachoeirinha e adjacências com bateria, Rainha da Bateria e do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Parceria

A cessão das quadras é uma contrapartida das escolas de samba para a realização de uma live do Carnaval 2022, evento que está sendo operacionalizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Além da pasta de Cultura e Economia Criativa, a ação é realizada por meio da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com a Prefeitura de Manaus, e tem apoio da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma), União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam) e Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

“Com essa parceria, estamos somando em diferentes frentes, em todas as zonas da cidade simultaneamente, para ampliar o acesso da população à vacina”, declara Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa.

Por meio dos restaurantes populares Prato Cheio, gerenciados pela Seas, quem for até as quadras se vacinar vai receber marmitas com feijoada. Não será permitido consumir a refeição nas quadras para evitar aglomerações.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.