Search
booked.net
Search
Close this search box.

Bolsonaro volta a minimizar Covid-19 e diz que vírus matou “número insignificante” de crianças

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Em mais um de seus discursos, o presidente Jair Messias Bolsonaro sem dados informou que a Covid-19 matou “um número insignificante” de crianças. O pronunciante aconteceu no último sábado (22).

O chefe do Executivo deixou bem claro sua posição sobre a vacina para crianças e reforça que não se deve vacinar.

“Algumas morreram? Sim, morreram, lamento profundamente, mas é um número insignificante, tem que levar em conta se elas tinham comorbidade também”, declarou Bolsonaro, durante uma conversa com jornalistas em Eldorado, no interior de São Paulo.

Embora o presidente tenha falado em dados “insignificantes”, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), grupo técnico do Ministério da Saúde, apontou, em dezembro, que 1.449 crianças já haviam morrido em virtude do coronavírus.

Segundo Bolsonaro, durante a pandemia não houve registros de falta de UTIs infantis por causa da covid. “Eu quero a paz, a tranquilidade, que a população decida seu destino. Se você analisar 2020 e 21, mesmo na crise do coronavírus, ninguém ouviu dizer que estava precisando de UTI infantil, não teve”, afirmou.

O presidente chegou a falar sobre a necessidade de apontar os efeitos colaterais das injeções. “Tem que ser falado o quê por ocasião da vacinação? Quem for aplicar a vacina? Olha, tá aqui teu filho, de 5 anos de idade. Ele pode ter palpitação, dores no peito e falta de ar. Vai ser dito para ele”, falou, mencionando o ofício do Supremo Tribunal Federal (STF) ao Ministério Público pedindo a fiscalização de pais antivacina.

Na quinta-feira (20/), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação da CoronaVac, ligada ao Instituto Butantan, em jovens de 6 a 11 anos. O imunizante será incorporado à campanha de vacinação infantil.

Após Bolsonaro chamar de “insignificante” o número de mortes de crianças por causa da COVID-19, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) reagiu e o chamou de “desgraçado”.

Outro levantamento feito pelo Ministério da Saúde, com critérios distintos, indicou a ocorrência de 311 óbitos por síndrome respiratória aguda grave causada pela covid-19 na faixa etária durante a pandemia. Eis a íntegra (3 MB) dos dados, divulgados na 3ª feira (4.jan).

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.