Os membros titulares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Saúde, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), agendaram para a próxima segunda-feira (8), a convocação da ex-secretária-executiva de Atenção Especializada da Capital (SEA-Capital) da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Daiana Mejia. Com a convocação da ex-gestora do executivo estadual, a comissão tem como objetivo coletar depoimento que auxilie no esclarecimento da compra de respiradores inadequados para o combate à Covid-19.
“Aprovamos requerimento tanto para a convocação da senhora Daiana quanto do ex-secretário Rodrigo Tobias, mas por se tratar naquele momento do início das investigações, concordamos que precisaríamos de material para que de fato eles fossem convidados. Após duas inspeções e inúmeros documentos coletados, decidimos que já devemos ouvir, inicialmente a ex-secretária para saber o que ela têm a dizer e para esclarecer dúvidas sobre procedimentos adotados quando ainda administrava a saúde na capital”, explicou o presidente da CPI, deputado Delegado Péricles (PSL).
A convocação de Daiana Mejia é a primeira agendada pela comissão. O requerimento que viabilizava tal chamamento da ex-gestora já havia sido aprovado no último dia 27 de maio e aguardava apenas a confirmação da data pelos parlamentares. “Consideramos a senhora Daiana fundamental para o esclarecimento de inúmeras denúncias referentes à aquisição de equipamentos inadequados e com suspeita de superfaturamento efetuados pelo governo do estado neste período de pandemia. O fato virou, inclusive, tema de noticiários nacionais e precisamos investigar”, continuou o deputado.
Na ocasião, foram adquiridos 28 ventiladores pulmonares pelo valor de R$2,9 milhões da empresa Vineria Adega. O equipamento foi anunciado como respiradores de leito quando na realidade atuam somente no transporte de passageiros, fato corrigido na sequência pela atual gestão.
*Informações da assessoria