*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Acontece, neste domingo (09), a premiação Globo de Ouro, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood anunciou os indicados e o portal Dia a Dia fez uma lista com todos os indicados.
Vale lembrar, que esse ano será atípico pois não haverá tapete vermelho e nem transmissão televisiva, cancelamentos em decorrência do avanço da pandemia de Covid-19, bem como de boicotes ao evento.
Indicações para Cinema “Ataque dos Cães” – Melhor Filme de Drama
O faroeste é, junto de “Belfast”, o filme líder em indicações nesta edição do Globo, concorrendo a sete estatuetas. A história, adaptação de um romance de 1967, aborda os problemas e dilemas da masculinidade a partir do personagem vivido por Benedict Cumberbatch, um cowboy rude e violento. A diretora Jane Campion, já indicada em 1994 por “O Piano”, é favorita na sua categoria. Disponível na Netflix.
“Belfast” – Melhor Filme de Drama
O favorito para levar o principal prêmio da noite é um misto de drama autobiográfico e filme histórico, dirigido por Kenneth Brannagh. Conhecido pelos dramas shakespeareanos, o cineasta filma aqui a história de um jovem menino, seu alter-ego, crescendo em meio às convulsões sociais e políticas na Irlanda do Norte na década de 1960. Estreia nos cinemas brasileiros em 24 de fevereiro.
“Não Olhe Para Cima” – Melhor Filme Musical ou Comédia
Blockbuster que dividiu opiniões ao estrear na Netflix em 31 de dezembro, o longa é forte candidato ao prêmio. A trama aborda as questões do negacionismo científico e da espetacularização dos problemas ecológicos por meio de uma sátira ácida, estrelando Leonardo DiCaprio. Na última semana, foi anunciado como o terceiro filme mais assistido da história da plataforma de streaming.
“Amor, Sublime Amor” – Melhor Filme Musical ou Comédia
Outro concorrente de peso é o musical dirigido por Steven Spielberg. O filme é um remake do clássico homônimo de 1961, uma história de amor entre jovens de vizinhanças rivais em Nova York, na década de 1950. A estreante no cinema Rachel Zegler, que vive a protagonista Maria, é a favorita para levar o prêmio de Melhor Atriz em Filme Musical ou Comédia.
Maggie Gyllenhal – Melhor Diretora
A atriz de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” e “Coração Louco” estreia atrás das câmeras dirigindo “A Filha Perdida”, adaptação da obra da escritora Elena Ferrante. O drama possui uma ótica feminista sobre a questão da maternidade e tem atraído elogios após estrear na Netflix em dezembro. Gyllenhal pode se tornar apenas a terceira mulher a levar o prêmio de Diretora, após Chloé Zhao, em 2021, e Barbra Streisand, em 1983.
Will Smith – Melhor Ator de Drama
O astro é favorito a ganhar seu primeiro Globo de Ouro pela atuação em “King Richard: Criando Campeãs”. Smith vive o personagem título, pai das tenistas Serena e Venus Williams, e figura inspiradora para a carreira das atletas. O longa estreou nos cinemas do Brasil em 2 de dezembro.
Kristen Stewart – Melhor Atriz de Drama
O que mais chama atenção em “Spencer” é justamente a escolha da intérprete da Princesa Diana: Kristen Stewart, mais conhecida pela série “Crepúsculo”, e muito pouco parecida fisicamente com a personagem. A atriz se transformou para o papel que acompanha o rompimento de Diana com a família real britânica, e desponta na lista de apostas da temporada de premiações. Estreia no Brasil em 3 de fevereiro.
“Madres Paralelas” – Melhor Filme Estrangeiro
O novo longa de Pedro Almodóvar já fez sucesso em festivais ao redor do mundo, e se credencia como favorito à estatueta neste domingo. A trama estrela Penélope Cruz e acompanha duas mães que dão à luz no mesmo dia. O filme estreará na Netflix brasileira, mas ainda não possui datas.
Beyoncé Knowles-Carter – Melhor Música Original
A pop star pode ganhar seu primeiro Globo por “Be Alive”, música composta para “King Richard” em parceria com o cantor Dixson. A canção, favorita da noite, já pode ser ouvida na página da artista nas plataformas de streaming.
Indicações para Televisão“Sucession” – Melhor Série de Drama
Sucesso da HBO Max, e líder de indicações entre as produções televisivas deste Globo de Ouro, concorrendo em cinco categorias. O drama acompanha os esquemas e maquinações da família Roy, donos de um fictício conglomerado de mídia. Brian Cox, da Trilogia Bourne, vive o brutal patriarca, que reluta em ceder a presidência da empresa a um de seus quatro filhos.
“Ted Lasso” – Melhor Série de Comédia
A série da Apple TV+ foi um arrasa-quarteirões na última edição do Emmy, levando sete prêmios. É favorita para repetir a dose no Globo, saindo na frente na quatro categorias em que concorre. Lasso é um atrapalhado mas gentil treinador de futebol americano que acaba na Inglaterra, dirigindo um time de futebol sem ter ideia de como funciona o esporte.
Jeremy Strong – Melhor Ator em Série de Drama
O ator já levou o Emmy em 2020 por sua interpretação do torturado Kendall Roy em “Sucession”. Favorito ao Globo deste ano, o ator foi centro de polêmicas no último mês, com a publicação de um perfil na The New Yorker que detalha seu método extremo de preparação.
Jennifer Aniston – Melhor Atriz em Série de Comédia
Por seu papel em “The Morning Show”, Aniston é cotada para levar o prêmio. A produção da Apple TV+, sobre os bastidores do telejornalismo, também concorre nas principais categorias de séries de comédia, e pode ganhar mais troféus.
Oscar Isaac – Melhor Ator em Série Limitada, Antológica ou Filme para TV
Protagonista de “Cenas de um Casamento”, Isaac é cotado como um dos ganhadores da noite. Na série da HBO Max, remake da obra de Ingmar Bergman, o ator vive Jonathan, envolvido em um difícil processo de separação com Mira (interpretada por Jessica Chastain, também indicada).
Kate Winslet – Melhor Atriz em Série Limitada, Antológica ou Filme para TV
Favoritíssima ao prêmio por sua interpretação angustiada em “Mare of Easttown”. Winslet vive a personagem título do drama da HBO Max, uma policial de uma pequena cidade do Meio-Oeste estadunidense, que precisa resolver um caso sinistro enquanto lida com fantasmas pessoas. A obra é cotada também para levar a estatueta de Melhor Série Limitada.
*Com informações G1 E CNN BRASIL