Search
booked.net
Search
Close this search box.

Governador do AM anuncia que vacinação contra Covid-19 em crianças no Estado será por grupos prioritários

A vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Amazonas será escalonada por grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS), anunciou o governador Wilson Lima.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) receberam nesta quinta-feira (6) o informe técnico do MS sobre esta etapa.

“Assim que as vacinas para este grupo chegarem ao Amazonas, vamos iniciar a aplicação do imunizante em nossos pequenos. Não deixem de se vacinar. Temos vacinas para todos. A vacina é a arma mais poderosa contra a Covid-19”, disse o governador Wilson Lima.

O imunizante a ser usado é o da Pfizer (Comirnaty – Pfizer/Wyeth), específica para crianças, com rótulo de cor laranja. A composição destinada para o público infantil teve segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas. O MS ainda não divulgou previsão de envio de doses desse tipo de imunizante para o Amazonas.

Não há exigência de apresentar prescrição médica para a vacinação no estado, mas os pais ou responsáveis pela criança devem estar presentes manifestando concordância com a imunização. O escalonamento para a vacinação contempla, inicialmente, crianças com deficiência permanente ou com comorbidades.

O cronograma segue com indígenas e quilombolas; crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a vacinação contra crianças foi planejada para atender ao público pediátrico que, apesar de não ser o que mais agrava quando infectado, ainda se configura como vulnerável para internações e óbitos por Covid-19.

“Será usada a Pfizer, que é o imunizante com segurança e eficácia atestado pela Anvisa. A vacinação não é obrigatória, mas é um ato de amor. Muitas pessoas perderam crianças para a Covid-19 desde o início da pandemia, e a vacinação objetiva a redução de óbitos e de internação pela infecção”, destaca Tatyana.

Treinamento 

O informe técnico do MS destaca que a vacinação deve iniciar após a realização de capacitação para vacinação específica para as crianças de 5 a 11 anos. A exigência do Governo Federal é que haja treinamento completo das equipes de saúde que farão a aplicação da vacina.

Nesta sexta-feira (7), o MS fará o treinamento online para os estados brasileiros. No Amazonas, equipes da FVS-RCP vão receber o treinamento e repassar a capacitação técnica para as secretarias municipais de saúde das cidades do estado.

As orientações do PNI/MS também destacam que a vacina contra Covid-19 deve ser administrada com intervalo de 15 dias da aplicação de outras vacinas do calendário infantil. “Todos os cuidados estão sendo tomados para que a imunização das crianças seja realizada com a dose adequada e preparação correta do produto”, acrescentou Izabel Nascimento, coordenadora do PNI no Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.