*Da Redação – Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, apresentou nesta terça-feira (4) as principais mudanças que ocorrerão durante o ano letivo de 2022, dentre elas está a implementação do Novo Ensino Médio que foi aprovado no ano de 2017 pelo Congresso Nacional. Os estudantes do ensino médio no estado passarão a ter maior tempo de aula por dia, onde por ano o tempo em sala de aula passará de 800 horas para 1 mil horas.
Tais mudanças constam na Lei Federal nº 13.415/2017 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e serão implantadas na 1ª série do ensino médio em 2022, o objetivo é cumprir um total de 3 mil horas nos três anos do ensino médio, onde cada ano contará com 200 dias de aula. No caso de escolas de tempo integral e bilíngues, será necessário cumprir um total de 4,2 mil horas.
As mudanças ocorrerão de forma gradual, em 2022 a 1ª série do ensino médio vai passar por alterações, em 2023 as mudanças serão implementadas na 2ª série e já a 3ª série contará com mudanças a partir do ano de 2024. Serão seis tempos de aula durante quatro dias da semana e em um dos dias da semana haverá um sétimo tempo, onde cada um terá duração de 40 minutos.
É previsto também uma divisão de duas partes do Novo Ensino Médio, sendo elas a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos. Na FGB o currículo será comum para todos os estudantes, onde a formação será dividida em quatro áreas de conhecimento sendo elas Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Os Itinerários Formativos irão tratar de um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho que os estudantes poderão escolher durante o ensino médio. As escolas terão autonomia para definir os Itinerários Formativos que irão ofertar, levando em consideração a participação de toda a comunidade escolar.