Search
booked.net
Search
Close this search box.

MPAM ingressa com ação contra ex-prefeito de Itamarati por improbidade administrativa

O Ministério Público do Amazonas, pela Promotoria de Justiça de Itamarati, ajuizou, no último dia 03/06, Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito daquele município, João Medeiros Campelo.

A ACP toma por base o Acórdão nº 43/2014-TCE, que aponta irregularidades na prestação de contas do ex-prefeito no exercício de 2012. Conforme registra o promotor de Justiça Caio Lúcio Barros, as irregularidades se referem à realização de despesas sem licitação, em desrespeito à Lei de Licitações (nº 8.666/93).

“As contas do município de Itamarati, referente ao ano de 2012, sob a responsabilidade então prefeito João Medeiros Campelo, foram julgadas irregulares e desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, que identificou diversas infrações às normas legais, de natureza contábil, financeira, operacional e patrimonial. Os recursos gastos de forma irregular, ou seja, sem comprovação de despesa, relacionam-se a 28 contratos de locação de casas e pontos comerciais e chegam a R$ 286.600,00”, aponta o titular da PJ de Itamarati.

Na ACP, além da devolução dos recursos gastos de forma irregular, o promotor de Justiça Caio Lúcio Barros pede a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito, o pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano a ser apurado no decorrer da ação, e a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de dez anos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.