Search
booked.net
Search
Close this search box.

Opções deliciosas que são ofertadas nas ceias de final de ano que ajudam no emagrecimento por proporcionar saciedade

Algumas frutas secas e oleaginosas são indispensáveis nas festas de finais de ano, como damascos, nozes, uva-passa, cerejas, tâmaras e castanhas, estão sempre presentes nos pratos e aperitivos das ceias de fim de ano. Além de conferirem um sabor característico às festividades do Réveillon, essas frutas e oleaginosas possuem propriedades benéficas para o corpo humano. A tâmara, por exemplo, pode atuar como antioxidante, enquanto o consumo de nozes é associado ao menor risco de diabetes. Oleaginosas em geral são fonte de proteínas vegetais.

A ceia brasileira mistura tradições de diferentes países: as frutas secas, por exemplo, vem de Portugal, já o conhecido panetone é original da Itália. Importante lembrar que essas frutas e oleaginosas podem ser comidas sozinhas ou incrementando receitas de pratos como tortas ou arroz.

Pensando no papel desses alimentos como aliados na alimentação de atletas.

As oleaginosas, quando acompanhadas de carboidratos, são ótimas opções de lanches pré-treino, pois suas propriedades fazem com que os carboidratos sejam absorvidos mais lentamente.

Jpeg

O damasco é uma das frutas mais tradicionais nas ceias de final de ano. Ele pode tanto compor compota de frutas secas, sobremesas com chocolate, torta ou pavê, como também farofas e recheios. A fruta possui ferro, magnésio, potássio, fósforo, Vitaminas A, C, K B3, B9, B5 e fibras. Devido a esses nutrientes, o damasco tem como benefícios a prevenção da anemia e a regulação do batimento cardíaco. Além disso, por ser rico em fibras, a fruta oferece sensação de saciedade.

A castanha-de-caju combina em pratos como arroz ou farofas, além de poder fazer parte da passa de bolos de maçã ou banana. A oleaginosa é conhecida por ser fonte de gorduras insaturadas, propriedade responsável por diminuir o colesterol “ruim”, conhecido como LDL. Dessa forma, se aliada a uma alimentação saudável, a castanha-de-caju pode auxiliar à saúde do coração e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, a oleaginosa é rica em cobre, fósforo, magnésio, manganês e zinco. Por esse motivo, ela tem papel na saúde dos ossos, sistema imunológico e manutenção das funções neuromusculares.

As nozes também são bastante utilizadas nessa época do ano possuem fibras, ômega 3, ômega 6, vitamina B6, gorduras insaturadas. Seu consumo promove um bom funcionamento do cérebro e auxilia a redução da inflamação. O consumo da oleaginosa também está relacionado ao aumento do número de bactérias benéficas na flora intestinal, o que pode prevenir complicações de saúde, como obesidade, diabetes e câncer.

A amêndoa é rica em fibras, proteínas, gorduras boas, vitamina E, manganês e magnésio. O consumo da oleaginosa auxilia regulando o açúcar no sangue e contribuindo para saúde óssea.

Por Anny Melo – Nutricionista

CRN 5616 AM. Formada pela Uninorte/ AM.
Pós-Graduada em nutrição clínica e terapia nutricional – Ganep/ SP; Pós-Graduada em prescrição de fitoterápicos e suplementos clínico e esportivos – Estácio/ SP; Pós-Graduada em nutrição pediátrica com ênfase em materno infantil Estácio/SP; Pós-Graduada em Docência – Nilton Lins/ AM.
Mestranda em nutrição e dietética – Funiber; Membro da Ambo – Associação médica brasileira de prática ortomolecular.
Também professora do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Estácio e Fametro com as disciplinas de distúrbios no trato gastrointestinal com ênfase no tratamento dietoterápico, nutrição materno infantil, nutrição geriátrica, dietoterapia 2 e 3, interação droga e nutriente e nutrição e estética.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.