O governo federal negou um pedido do governador da Bahia, Rui Costa (PT), para autorizar o envio de ajuda humanitária da Argentina aos municípios afetados pelas chuvas nos últimos dias. O documento do Ministério das Relações Exteriores foi obtido com exclusividade pelo portal g1.
Na tarde desta quarta-feira (29/12), Rui Costa agradeceu a oferta do governo argentino e pediu “celeridade” ao governo brasileiro para autorizar a missão.
Meu agradecimento ao governo argentino pela oferta de ajuda humanitária às vítimas das enchentes na Bahia, em especial ao embaixador Daniel Scioli, ao cônsul-geral na Bahia, Pablo Virasoro, e à presidente da comissão nacional dos Capacetes Brancos, a embaixadora Sabina Frederic.
— Rui Costa (@costa_rui) 29 de dezembro de 2021
O país nos ofereceu envio imediato de uma missão com dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres. Isso inclui, por exemplo, a oferta de comprimidos para potabilização de água.
— Rui Costa (@costa_rui) 29 de dezembro de 2021
Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira.
— Rui Costa (@costa_rui) 29 de dezembro de 2021
Contudo, o Itamaraty dispensou a ajuda oferecida, conforme o documento enviado à embaixada argentina, afirmando que os recursos disponibilizados pelo governo federal são suficientes para enfrentar a emergência e que somente “na hipótese de agravamento da situação (…) o governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.